Presidente do Senado é suspeito de ter cometido crime de prevaricação, diz entidade
“Crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, este retarda ou deixa de praticar ato de ofício, ou pratica-o contra disposição legal expressa, visando a satisfazer interesse pessoal.” Essa é uma das definições vindas do dicionário para o verbete “prevaricação”. E, para a Associação Nacional de Membros do Ministério Público Pró-Sociedade, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pode ter cometido esse tipo de crime.
Leia mais: “Ministério Público Eleitoral quer impugnação da candidatura de Crivella”
Com essa suspeita, a associação, formada por promotores e procuradores, enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) representação contra Alcolumbre. No documento, a entidade pede a instauração de investigação criminal sobre o parlamentar. De acordo com o grupo, há indícios de que o presidente do Senado prevaricou ao não colocar para votação do plenário da Casa pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A prevaricação também teria ocorrido ao ter o parlamentar ignorado pedido de urgência para análise do fim do voto secreto para a eleição do presidente do Senado e de comissões temáticas da Casa.
“Não nos atende. É omisso há muito tempo”
Ex-aliado de Alcolumbre, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) falou da situação ao participar da edição de hoje de Os Pingos nos Is, programa da rádio Jovem Pan que conta com a participação de Augusto Nunes e Guilherme Fiuza, colunistas da Revista Oeste. “[O Alcolumbre] não nos atende. É omisso há muito tempo”, lamentou o congressista, que reforçou o interesse do integrante do DEM em tentar se reeleger para a presidência do Senado apesar de a Constituição Federal não o permitir.
Punição
O crime de prevaricação prevê punição de três meses a um ano de prisão. Entretanto, há projeto de lei que defende o aumento do tempo em cadeia. Nesse sentido, a senadora Leila Barros (PSD-DF) apresentou proposta na última semana. Ela pede que a punição passe, assim, a ser de um a três anos de detenção.
Mais: “Líder do PT faz campanha pela reeleição de Alcolumbre”
DUVIDO que o PGR vá fazer alguma coisa. Acaso ele fez alguma coisa contra os abusos de autoridade perpetrados pelo Toffoli e pelo Alexandre, no Inquérito do Fim do Mundo e quejandos??? Ele é “passapanista” e incompetente, inclusive dando Parecer no sentido de que – embora a vedação expressa da Constituição – a reeleição dos Presidentes da Câmara e do Senado é matéria afeta às próprias Casas Legislativas. Outro enganador…
Vai chegar uma hora que terá que mandar esse cara e mais uns 100000 como ele pra outro planeta!
Um planeta prisão mais longe que encontrar e ficar por lá até virar pó!
Por favor nao deem mais midia a esse senador chamado lasie martin ele aqui no sul nao se elege nunca mais nem para sindido de predio e durante seu mandato ele trabalhou exclusivamente para o grupo rbs se vcs investigarem ele a fundo vao descobrir muitos podre desse traste
Apesar de não ser do eleitorado de seu Estado, concordo com voce. Este Senador nunca me enganou. É da mesma “laia” do Alvaro Dias. Sã falsos e mentirosos.
Mais uma perda de tempo. O destino deste pedido é a lata do lixo.
Discordo, infelizmente, é um dos poucos meios que nos restam para tirar a corja de corruptos, mesmo que as chances sejam baixas devido a existência de outros corruptos com capa!!
Não interessa se será pautado ou não. Isso será como base para outros pedidos que virão.
Uma hora aceitam. Até lá, que continuem enchendo o saco!