Grupo pede investigação criminal sobre Alcolumbre

Presidente do Senado é suspeito de ter cometido crime de prevaricação, diz entidade
-Publicidade-
Davi Alcolumbre é o presidente do Senado | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Davi Alcolumbre é o presidente do Senado | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado | prevaricação - davi alcolumbre

Presidente do Senado é suspeito de ter cometido crime de prevaricação, diz entidade

prevaricação - davi alcolumbre
Davi Alcolumbre é o presidente do Senado | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
-Publicidade-

“Crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, este retarda ou deixa de praticar ato de ofício, ou pratica-o contra disposição legal expressa, visando a satisfazer interesse pessoal.” Essa é uma das definições vindas do dicionário para o verbete “prevaricação”. E, para a Associação Nacional de Membros do Ministério Público Pró-Sociedade, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pode ter cometido esse tipo de crime.

Leia mais: “Ministério Público Eleitoral quer impugnação da candidatura de Crivella”

Com essa suspeita, a associação, formada por promotores e procuradores, enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) representação contra Alcolumbre. No documento, a entidade pede a instauração de investigação criminal sobre o parlamentar. De acordo com o grupo, há indícios de que o presidente do Senado prevaricou ao não colocar para votação do plenário da Casa pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A prevaricação também teria ocorrido ao ter o parlamentar ignorado pedido de urgência para análise do fim do voto secreto para a eleição do presidente do Senado e de comissões temáticas da Casa.

“Não nos atende. É omisso há muito tempo”

Ex-aliado de Alcolumbre, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) falou da situação ao participar da edição de hoje de Os Pingos nos Is, programa da rádio Jovem Pan que conta com a participação de Augusto Nunes e Guilherme Fiuza, colunistas da Revista Oeste. “[O Alcolumbre] não nos atende. É omisso há muito tempo”, lamentou o congressista, que reforçou o interesse do integrante do DEM em tentar se reeleger para a presidência do Senado apesar de a Constituição Federal não o permitir.

Punição

O crime de prevaricação prevê punição de três meses a um ano de prisão. Entretanto, há projeto de lei que defende o aumento do tempo em cadeia. Nesse sentido, a senadora Leila Barros (PSD-DF) apresentou proposta na última semana. Ela pede que a punição passe, assim, a ser de um a três anos de detenção.

Mais: “Líder do PT faz campanha pela reeleição de Alcolumbre”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

7 comments

    1. Discordo, infelizmente, é um dos poucos meios que nos restam para tirar a corja de corruptos, mesmo que as chances sejam baixas devido a existência de outros corruptos com capa!!

    2. Não interessa se será pautado ou não. Isso será como base para outros pedidos que virão.
      Uma hora aceitam. Até lá, que continuem enchendo o saco!

  1. Por favor nao deem mais midia a esse senador chamado lasie martin ele aqui no sul nao se elege nunca mais nem para sindido de predio e durante seu mandato ele trabalhou exclusivamente para o grupo rbs se vcs investigarem ele a fundo vao descobrir muitos podre desse traste

    1. Apesar de não ser do eleitorado de seu Estado, concordo com voce. Este Senador nunca me enganou. É da mesma “laia” do Alvaro Dias. Sã falsos e mentirosos.

  2. Vai chegar uma hora que terá que mandar esse cara e mais uns 100000 como ele pra outro planeta!
    Um planeta prisão mais longe que encontrar e ficar por lá até virar pó!

  3. DUVIDO que o PGR vá fazer alguma coisa. Acaso ele fez alguma coisa contra os abusos de autoridade perpetrados pelo Toffoli e pelo Alexandre, no Inquérito do Fim do Mundo e quejandos??? Ele é “passapanista” e incompetente, inclusive dando Parecer no sentido de que – embora a vedação expressa da Constituição – a reeleição dos Presidentes da Câmara e do Senado é matéria afeta às próprias Casas Legislativas. Outro enganador…

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site