Sistema do tribunal foi alvo de crime cibernético nesta semana

As informações relativas aos cerca de 255 mil processos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estão seguras. É o que garante a própria Corte nesta sexta-feira, 6. A afirmação foi feita três dias após o sistema do órgão ter sido invadido por um criminoso virtual.
Além de anunciar que os documentos sob sua responsabilidade estão a salvo mesmo após o ataque de hacker, o STJ reforçou que os trabalhos virtuais devem voltar ao normal a partir da próxima segunda-feira, 9. Os materiais estarão disponíveis e operantes para os ministros e demais servidores, promete o órgão.
As sessões dos julgamentos voltarão ao normal um dia depois, avisa o presidente do STJ, ministro Humberto Martins. “O plantão que vem sendo exercido pela presidência será encerrado, devendo ser retomados os prazos processuais”, afirmou em trecho de nota divulgada pelo próprio tribunal.
Investigação
Com a retomada do trabalho prevista para o início da próxima semana, o STJ aguarda o desfecho das investigações. Para isso, o tribunal informou colaborar com a Polícia Federal e com o Comando de Defesa Cibernética do Exército brasileiro.
Ataque hacker ao STJ