O próximo presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro-brigadeiro Joseli Parente Camelo, apoiou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de centralizar os julgamentos daqueles que participaram as manifestações de 8 de janeiro. Ele proferiu a declaração na terça-feira 28.
“Li e reli a decisão do ministro Alexandre de Moraes e entendi que está muito bem fundamentada”, disse Camelo, em entrevista ao jornal O Globo. “Não vejo, no geral, que tenham sido crimes militares.”
Relacionadas
De acordo com o ministro-brigadeiro, crimes cometidos por militares em atividade devem ser considerados crimes militares apenas se forem contra o patrimônio que esteja sob administração militar ou contra a ordem administrativa militar. “Não vejo que houve isso”, observou.
Cameli disse ainda que o ministro do Supremo “entende muito bem” o papel da Justiça Militar. “Não há afronta de maneira alguma com a decisão de Moraes”, salientou. “Entendo que as decisões do STF devem ser cumpridas e respeitadas.”
O próximo presidente do STM elegeu-se em dezembro e toma posse em duas semanas. Ele tem relação antiga com o Partido dos Trabalhadores (PT). Cameli pilotou para a ex-presidente Dilma Rousseff e para Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, por escolha da Aeronáutica. Também calcula ter pilotado cerca de 10 mil horas nos 12 anos na Presidência. Conforme o ministro-brigadeiro, a lista dos mais de 90 países aos quais levou os petistas está fixada na parede que divide seu gabinete e o corredor do 4º andar do STM.
Caserna na mira
Na segunda-feira 27, Moraes abriu investigação sobre a participação de militares da Polícia Militar do Distrito Federal e das Forças Armadas nos atos de 8 de janeiro. De acordo com o magistrado, cabe ao Supremo julgar militares que se envolveram nos protestos.
Vejo o movimento Brasil numa dinâmica perigosa à soberania nacional tendo em vista que temos os Três Poderes alinhados, o Ministério Público, as FFAA, a Imprensa escrita, falada e televisada, a OAB e a CNBB, todos convergentes na defesa, implicita e/ou explicitamente, do Comunismo/Socialismo e da NOM. Precisamos, ainda, atentar-nos que o STF é manifestamente defensor dos interesses da NOM e o Presidente da República é fundador do Foro de São Paulo, sendo certo que o Presidente do Congresso Nacional, Presidindo o Senado, não cumpre o seu papel constitucional de fiscalizar os demais Poderes, Executivo e Judiciário, de tal sorte que somente restaria na defesa da Pátria as Forças Armas, contudo, consoante é sabido, esta traíu o seu Povo e o nosso Brasil, entregando, traiçoeiramente, os Hróis Patriotas Brasileiros aos seus augozes onde foram jogados, no dia 08/01/2023 num campo de concentração, onde a maioria está presa indefesa e sem o conhecimento do crime que praticara, até mesmo que não seria possível o conhecer por ausência de fato típico na sua conduta. Estamos numa autêntica ditadura onde não há respeito à Constituição Fereral e ao devido processo legal, cada autoridade operadora do Direito agindo ao seu bel talante, em muitas situações, após prévio endendimento, conforme ocorrera com a visita do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Procuradoria Geral da República, resultando em pedido de prisões preventivas em total descompasso com as leis substantivas e adjetivas penais brasileiras, tendo, até hoje, sequer individualizado as condutas dos injustiçados encarecerrados. Uma vergonha para o Brasil e uma revolta para todos os seus cidadões do bem. É como observo, com a devida vênia.
Era de se esperar, pois ele estava na diplomação do Lula, na primeira fileira, fardado e aplaudindo. Mas a reportagem me deixou com uma dúvida: o sobrenome dele é Camelo, Melo ou Cameli? Seria bom que a Oeste dedicasse uma atenção maior à revisão dos textos.
As forças armadas não apoiaram o presidente Bolsonaro, porque tinham que trabalhar e correr riscos. Agora com o ladrão é bom trabalhar, o ladrão e o stf tiram as responsabilidade deles, aumenta os seus salários, e vivem felizes para sempre! Que maravilha!
Então é esse aí que foi o piloto/comandante que nos vôos presidenciais assinou os manifestos dos passageiros que não incluíam a Rosimeri noronha ? Ela não constava na lista portanto não poderia embarcar , mas estava lá clandestinamente , será que eu entendi bem? será que ele sabe que isso é crime?
Com certeza mais um militar melancia.
Com certeza mais um militar comprado pelo sistema.
Com certeza mais um militar traidor da Pátria!
Mais um melancia de quatro para os bandidos togados!
Então o STM não tem mais razão de existir. Deve ser extinto, pois será um custo a menos para o contribuinte brasileiro. Se militares devem ser julgados pelo STF, o STM não tem razão de existir. Fora STM!!!!!!!
A cara ( isto não é rosto)dele não nega, cara de safado, vigarista. Deve ter deixado usar a esposa ou filha para chegar ao posto que tem.
Cuidado com os comentarios, nao envolva a familia. Um pouco de respeito é bom e a etica jamais devera estar ausente. Os conservadores nao devem estar no nivel rasteiro dos progressistas.
Entendo,sim!! Ocorre que às vezes, as pessoas se deixam levar pelas emoções
Parece ser um daqueles que comendo muito não deixa comida para os famintod
O Joseli não era o carregador de mala do molusco nos outros mandatos? Pergunta e não afirmação. Tenho vaga lembrança.😎😎😎
Daqui a pouco vão levar um chute no traseiro e vão achar que é normal! Que subserviência!
Estamos muito bem representados com esses oficiais generais, brigadeiros e almirantes! Daqui a pouco vão fazer o L e colocar uma estrela do PT na farda!
O que este ministro-brigadeiro está fazendo no STM, passeando? Para que serve então o STM? Lamentável a subserviência e falta de compostura de alguns militares, especialmento do alto escalão.
Não houve crimes contra o patrimônio pois não há mais “patrimônio”:
1) O administrativo foi embora na falta de proteção do sufrágio.
2) O cultural foi embora no 08 de Janeiro de 2023.
Depois desses dois, o patrimônio territorial é apenas um detalhe…
Como se dá a formação (educação) dos generais? O colégio é militar, mas o professor é comunista?
Mais um borra botas. É nisto que transformou nossas forças armadas.
Sao as forcas armadas que o brasileiro nao conhecia.o governo Bolsonaro serviu para mostrar como esse Brasil esta cheio de abutres…
O sobrenome diz algo parente camelo…
Mais um come e bebe inútil e puxa saco
De decepção a decepção a nação brasileira está agonizando. Não conhecíamos esta nova face das FFAA.
As forças armadas não apoiaram o presidente Bolsonaro, porque tinham que trabalhar e correr riscos. Agora com o ladrão é bom trabalhar, o ladrão e o stf tiram as responsabilidade deles, aumenta os seus salários, e vivem felizes para sempre! Que maravilha!