PSL foi o partido que mais emplacou parlamentares entre os classificados no levantamento. Proporcionalmente, o Novo foi o que mais conquistou espaços entre os melhores no Ranking dos Políticos
O PSL e o Novo foram os principais destaques no primeiro semestre de 2020. É o que aponta o Ranking dos Políticos, Organização Não Governamental (ONG) liberal. Levantamento aponta que o PSL emplacou 19 parlamentares de um total de 81 classificados — três por estado —, sendo líder nesse quesito. Já o Novo tem sete deputados listados, sendo que a bancada na Câmara tem oito.
A pesquisa classificou os três melhores parlamentares — entre todos os 513 deputados e 81 senadores — por estado, em um total de 81. No ranking geral, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) lidera absoluto, sendo o único a superar os 200 pontos do Ranking dos Políticos. Seu partido, entretanto, emplacou quatro parlamentares.
Fechei o primeiro semestre de 2020 como melhor político no portal Ranking dos Políticos. Só posso agradecer pelo reconhecimento e dizer que vou continuar trabalhando muito e lutando por bandeiras, como: o fim da corrupção e dos privilégios concedidos no poder público. pic.twitter.com/ivnQ3HI7q1
— Senador Oriovisto Guimarães (@Sen_Oriovisto) July 13, 2020
Destaques
Completam o “pódio” nacional os deputados Gilson Marques (Novo-SC), que ficou em segundo, e Paulo Ganime (Novo-RJ), líder do partido. Os dois figuram entre os sete deputados da legenda classificados entre os 81 melhores. Ou seja, proporcionalmente, foi o partido melhor avaliado.
A nível estadual, dos sete deputados do Novo, cinco ficaram em primeiro lugar. Nesse quesito, o partido pegou a “vice-liderança”. O PSL foi o partido que mais emplacou parlamentares na primeira posição. Por sinal, a legenda desponta com sobras em relação às demais.
Metodologia
O PSL emplacou ao todo 19 parlamentares classificados entre os melhores, mais do dobro do segundo, o MDB, que teve 8. Em Mato Grosso do Sul, todos são do partido: a senadora Soraya Thronicke (1ª), e os deputados Loester Trutis e Dr. Luiz Ovando. No ranking geral, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP) foi o melhor classificado, ficando em 7º.
A pontuação é definida de acordo com atuações no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, explica o Ranking dos Políticos, foram avaliados os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.