publicidade
Política

Psol aciona PGR contra venda de terras raras em Goiás

Deputados pedem anulação de negócio com empresa dos EUA e alegam risco à 'soberania econômica'

Local de operação da Serra Verde | Foto: Divulgação/Serra Verde Pesquisa e Mineração
Local de operação da Serra Verde | Foto: Divulgação/Serra Verde Pesquisa e Mineração

Parlamentares do Psol acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) em razão da venda da mineradora de terras raras Serra Verde, localizada em Minaçu (GO), à empresa norte-americana USA Rare Earth.

Na representação, os deputados pedem a anulação da operação e a adoção de medidas imediatas para suspender todos os atos vinculados ao negócio, incluindo contratos, pagamentos e acordos firmados. As informações são da Agência Brasil.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O documento é assinado pelos deputados Sâmia Bomfim (SP), Glauber Braga (RJ) e Fernanda Melchionna (RS). Eles solicitam a abertura de investigações nas esferas civil e criminal para apurar “fatos que possam configurar grave ameaça à soberania econômica do Brasil”.

Momento em que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o Encarregado de Negócios na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar assinam o memorando que prevê a cooperação sobre terras raras no Estado de Goiás. O evento aconteceu no Consulado dos EUA em São Paulo.
Momento em que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (ao centro), e o encarregado de Negócios na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar (à direita), assinam o memorando que prevê a cooperação sobre terras raras no Estado de Goiás | Foto: Tauany Cattan/Revista Oeste

Os parlamentares também pedem que a PGR avalie a constitucionalidade de procedimentos adotados pelo governo de Goiás que, segundo eles, podem ter favorecido a exportação de terras raras. No texto, defendem ainda a apuração da conduta de Caiado por eventual extrapolação de competências constitucionais.

Outro ponto levantado é a possibilidade de acionamento do Supremo Tribunal Federal para declarar a nulidade dos atos relacionados à transação, sob o argumento de “possível invasão de competência da União em temas como mineração e relações internacionais”.

Governo de Goiás vendeu terras raras por quase R$ 3 bilhões

A venda da Serra Verde foi anunciada em 20 de abril por US$ 2,8 bilhões. A empresa opera a mina de Pela Ema, em Minaçu, considerada a única jazida de argilas iônicas em atividade no Brasil, com produção iniciada em 2024.

A Mineração Serra Verde, localizada em Minaçu, Goiás, tem capital norte-americano, mas os chineses exercem controle estratégico sobre a produção por causa da capacidade de refino | Foto: Divulgação/Oeste | Imagem criada com o auxílio de inteligência artificial
A Mineração Serra Verde, localizada em Minaçu, Goiás, tem capital norte-americano, mas os chineses exercem controle estratégico sobre a produção por causa da capacidade de refino | Foto: Divulgação/Oeste | Imagem criada com o auxílio de inteligência artificial

A mineradora também se destaca por ser a única fora da Ásia a produzir terras raras pesadas de maior valor, como disprósio, térbio e ítrio.

Esses elementos são essenciais para a fabricação de ímãs permanentes usados em veículos elétricos, turbinas eólicas, robôs, drones e equipamentos de alta eficiência energética, além de aplicações nas indústrias de semicondutores, defesa, nuclear e aeroespacial.

Segundo a empresa, a transação abre caminho para a formação da maior companhia global do setor. Atualmente em fase inicial de produção, a operação em Goiás prevê expansão com a meta de dobrar a capacidade até 2030.

+ Leia também: “Terras raras; disputas globais fartas“, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 294 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Mônica Guimarães Schinemann
    Mônica Guimarães Schinemann

    Pela 1a vez assinto c/ uma ação do psol. Se trata de assunto que precisa ser melhor avaliado. O mundo todo quer terras raras, nós temos e vamos entregar?

  2. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Esses imbecis do psol vivem para atrapalhar o Rastilho, um partido nanico com essas mulheres ignorantes, deviam devolver as propinas que recebem o tempo todo. Um bando de corruptos

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.