O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para pedir a cassação do mandato de Messias Donato (Republicanos-ES), alvo de agressão do deputado Washington Quaquá (PT-RJ).
A sigla protocolou o documento nesta quinta-feira, 21, um dia depois de o deputado petista dar um tapa no rosto do colega de Parlamento. A cena de violência ocorreu na quarta-feira 20, durante a cerimônia de promulgação da reforma tributária.
Deputado Quaqua me agrediu aqui no Plenário. Não ficará impune. pic.twitter.com/pubrwxhd3J
— Messias Donato (@MessiasDonato) December 20, 2023
De acordo com o PT, Donato e os parlamentares da oposição teriam ofendido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus ministros, principalmente Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).
O partido alega que, ao assistir às supostas ofensas contra Lula e tentar gravá-las, para posteriormente divulgá-las nas redes sociais, Quaquá foi agredido por Donato.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Um gesto que visava [sic] derrubar seu equipamento de filmagem e o impedir de continuar a registrar o comportamento indecoroso dos parlamentares que atacavam grosseiramente o presidente da República”, escreveram a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, e Zeca Dirceu, líder da sigla na Câmara.
Agressão de deputado do PT desmoraliza o Congresso, diz Lira
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), lamentou a agressão de Quaquá (PT-RJ) contra Donato. O parlamentar alagoano deu a declaração em entrevista à GloboNews, na tarde desta quinta-feira.
“As imagens que ficam, que vão para o mundo são depreciativas”, destacou Lira. “Pessoas que pensam diferente, podem pensar diferente, devem ser respeitadas porque pensam diferente. Não concordo com tudo que o presidente Lula defende e, nem por isso, nunca nos agredimos. A política é a arte de conviver com o contrário.”
Entenda a história
Durante a sessão da promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, Quaquá deu um tapa no rosto de Donato.
Na ocasião, Lula, que estava na sessão, ouvia vaias por parte da oposição e torcidas por parte da base governista. Na gravação, Quaquá, que estava filmando os deputados com o celular, diz aos parlamentares da oposição que iria “representá-los” na Comissão de Ética.
Depois, Quaquá chama um dos deputados de “viadinho”, e Donato segura o braço do petista. Em seguida, Quaquá dá um tapa no colega.
Leia também: “Bilynskyj denuncia vice-presidente do PT à PGR por agressão a Messias Donato”
Jogada mais do que cantada; a pendenga vai para no ínfimo tribunal federal e adivinhem quem será cassado… Fujam antes que confisquem os seus bens.
Normal! No país do PT, lugar de bandido é na Câmara, Senado, STF, Presidente. Lugar de honesto é na cadeia. Vide julgamentos de 08/01!
Qua-Qua é vigarista, sempre foi, desde Mariá, o Rio de Janeiro todo sabe?
Honra do Mula? Que honra?
Sintoma da psicopatia petista ou do cinismo: A culpa é do queijo, nada contra o rato.
Perdoe-me, meus olhos e ouvidos mentirosos devem estar me enganando, ou ele realmente disse que ofenderam a honra do charlatão ladrão que nem sabe o significado da palavra honra.
Somente pessoas honradas e educadas se sentem ofendidos. Um ladrão ocupando o cargo de presidente incapaz de dizer a verdade ou assumir responsabilidade por suas ações catastróficas, não tem honra e não se ofende.
Dizem que a melhor defesa é o ataque mas não creio que isso se aplique neste caso, porém o que pode acontecer naquele bordel de 5ª categoria não há do que se duvidar. Dizem esse palhaços esquerdistas que os deputados atacaram a honra do NoveDedos (me recuso a pronunciar o apelido corrente desse cafajeste), mas que honra esse canalha tem?
Enfim, este país está há quase um ano dividido e assim continuará, enquanto essa quadrilha estiver tentando das as ordens neste Fazendão.
É a nova política, onde o poste mija no cachorro. Se o presidente da Câmara Arthur Lyra entrar nessa narrativa dos ptralhas, ganha força o discurso do senador Alessandro Vieira de que SE o desqualificado ptralha radical não for cassado pelo Conselho de Ética, é melhor extinguir tal “Conselho”.
Quero ver o velhaco Qua Quá dar uma de machão pra cima dos parlamentares da Bancada da Bala da forma como fez com o Deputado Messias Donato que é um evangélico.
Diz aí Sargento Fahur !!!
Será que a direita que se diz oposição ao governo petralha não vai aprender com a esquerda a agir rapidamente invés de ficar fazer discurso inúteis no plenário. Tai a esquerda mais rapida no gatilho protocolando a cassacao do agredido. Vai entrar na fila do Lira antes.
Direita froxa, a bandidagem ja partiu pra cima desses bostas, enquanto ficam chorando na tribuna, o Lira ja esta esquentado o ferro para enfiar no rabo deles!
Vamos lá lira,, deixa de ser frouxo …
Não é ofensa é elogiar um ladrao …
Desde quando um petista tem honra para ser ofendida? Ninguém ofendeu o ladrão, apenas falaram a verdade.
TEM QUE SER CASSADO O MANDATO DO PTISTA QUAQUA POR FALTA DE DECORO PARLAMENTAR.
TEM QUE SER CASSADO ESSE PTISTA POR FALTA DE DECORO PARLAMENTAR.
Odorico Paraguassú deve estar se revirando no túmulo pois nem sua Sucupira foi tão criativa em apresentar tamanho absurdo e “mau caratismo militante” como os políticos do PT. Pedem para cassar o mandato do deputado que deu com a cara na mão do petista.
O congresso é um puteiro. Com todo o respeito aos puteiros.
Vai ser bom badalar esse caso.
Vamos ver se ele vai fazer queque, quando o caso do acidente aéreo onde duas pessoas morreram, for desenterrado.
Quando era prefeito, colocou caminhões na pista do aeroporto e um pequeno avião em pane caiu na lagoa. Duas pessoas morreram. Ele não avisou o que estava fazendo.
Lira não concorda com Lula na hora de dividir as emendas de orçamento.
Ofender a honra do Lula? Isso é uma piada,.
PT é o partido da imoralidade. O deputado Quaquá não vale a água que bebe. Um desqualificado.
Vergonha…PT é uma vergonha.
A cada dia, os eleitores vão se convencendo que essas casas não passam de verdadeiros bordeis, onde a disputa pelo ganho fácil de dinheiro, chega a essas vias de fato, que o Brasil e o mundo assistiram.
Aí vem a pergunta que não quer calar:
Precisamos mesmo manter esse bando de asquerosos nos representando no quê ??
Brigando por dinheiro fácil ??
O PT vai conseguir tudo o que quer. O cara que apanhou vai perder o mandato. Vão vendo .
O cara apanha e é ele quem vai pro conselho de ética e pode perder o mandato. isso é piada? E o agressor, vai ganhar uma medalha? O que está acontecendo com esse congresso? Estão todos loucos?
São parte de um bando de mau caráter. Usam da mentira, da enganação da inversão de valores, sempre para se darem bem. Usam comportamentos muito parecidos de ladrões, corruptos e golpistas. O deputado espertalhão que deu um tapa na cara do outro vai alegar que a cara do outro estava muito dura e machucou a mão dele.
Tomem vergonha na cara seus políticos! Deem exemplo de civilidade pelo menos. É o mínimo que têm de fazer, já que outras coisas não fazem mesmo, como por exemplo, representar o voto, a confiança depositada pelo eleitor!
É cada coisa que está ficando chato até!
O Ladrão chegou! O ladrão chegou!