Grupo conta com partidos como MDB, PSDB e DEM
O bloco político liderado pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ganhou apoio do PT na tarde desta sexta-feira, 18. Petistas confirmaram a entrada no grupo que visa definir um nome para ser alçado como concorrente de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Casa. A eleição para esse e demais cargos da mesa diretora será definida no início de fevereiro de 2021.
Leia mais: “Doria convida Lula e Dilma para tomar CoronaVac”
O ingresso do PT ao bloco ao redor de Maia foi confirmado pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE). Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, ele trabalhará para fazer outras legendas de esquerda aderirem ao movimento. “A partir de agora, vamos reunir os partidos de esquerda e apresentar o programa mínimo e discutir a possibilidade de um nome”, afirmou o petista por meio de mensagem divulgada no Twitter.
Bancada do PT acaba de decidir integrar o bloco do Rodrigo Maia junto com os partidos de oposição. Será anunciado daqui a pouco na câmara. A partir de agora vamos reunir os partidos de esquerda e apresentar o programa mínimo e discutir a possibilidade de um nome.
— José Guimarães (@guimaraes13PT) December 18, 2020
Com a decisão de apoiar o grupo de Maia, O PT estará do mesmo lado de partidos que tanto criticou num passado recente no Poder Legislativo. Isso porque o bloco liderado pelo deputado federal do Rio de Janeiro já contabilizava apoios de legendas como MDB e PSDB. Em 2016, emedebistas e tucanos foram acusados por petistas de terem arquitetado a queda da então presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, Dilma caiu (com chancela do Senado e do Supremo Tribunal Federal) em meio ao processo de impeachment — que até ontem era definido pelo Partido dos Trabalhadores como “golpe”.
Maior bancada
Com 54 deputados, o PT é a maior bancada na Câmara dos Deputados. Na futura disputa pela presidência da Casa, a expectativa de Rodrigo Maia e aliados é a de que a decisão petista atraia outras siglas da esquerda, como PDT e PCdoB. O primeiro conta com 28 representantes na Câmara. O segundo, por sua vez, tem nove deputados.
Leia também: “Por que a Câmara é tão ruim”, reportagem de capa da Edição 38 da Revista Oeste.
quando aconteceu mesmo a desjunção ?
A Bancada “50 Tons de Vermelho” sempre unida para manter o país no século VII… Resta saber se em 2022 os eleitores vão reeleger esses inúteis.
Não tem coisa ruim que não possa ter outra pior.
Tudo raça ruim, o Botafogo tá mostrando como ele sabotou Bolsonaro e a pauta de Paulo Guedes, Rodrigo Maia, não vale um ovo.
Qual a novidade? Rodrigo Paia acende uma vela a Deus e uma ao Diabo. Eu não confio em nadica de nada nesse camarada.
Esse Rodrigo Maia é asqueroso , nojento e um traidor da pior espécie. É um porco mesmo.
Não tenho dúvidas alguma que 2021 e 2022 será muito pior a todos nós honestos brasileiros do que este ano de 2020..e somente na eleição de 2022 iremos ver os eleitores que votaram nestes canalhas da esquerda continuarem a desgracarem a vida de todos e reelegeram de novo está gang de párias..