PT se junta ao bloco de Rodrigo Maia pelo comando da Câmara

Grupo conta com partidos como MDB, PSDB e DEM
-Publicidade-
Gleisi Hoffmann e Rodrigo Maia: juntos pelo comando da Câmara | Foto: Arquivo/EBC
Gleisi Hoffmann e Rodrigo Maia: juntos pelo comando da Câmara | Foto: Arquivo/EBC | gleisi - rodrigo maia - pt - bloco pelo comando da câmara dos deputados

Grupo conta com partidos como MDB, PSDB e DEM

gleisi - rodrigo maia - pt - bloco pelo comando da câmara dos deputados
Gleisi Hoffmann e Rodrigo Maia: juntos pelo comando da Câmara | Foto: Arquivo/EBC
-Publicidade-

O bloco político liderado pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ganhou apoio do PT na tarde desta sexta-feira, 18. Petistas confirmaram a entrada no grupo que visa definir um nome para ser alçado como concorrente de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Casa. A eleição para esse e demais cargos da mesa diretora será definida no início de fevereiro de 2021.

Leia mais: “Doria convida Lula e Dilma para tomar CoronaVac”

O ingresso do PT ao bloco ao redor de Maia foi confirmado pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE). Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, ele trabalhará para fazer outras legendas de esquerda aderirem ao movimento. “A partir de agora, vamos reunir os partidos de esquerda e apresentar o programa mínimo e discutir a possibilidade de um nome”, afirmou o petista por meio de mensagem divulgada no Twitter.

Com a decisão de apoiar o grupo de Maia, O PT estará do mesmo lado de partidos que tanto criticou num passado recente no Poder Legislativo. Isso porque o bloco liderado pelo deputado federal do Rio de Janeiro já contabilizava apoios de legendas como MDB e PSDB. Em 2016, emedebistas e tucanos foram acusados por petistas de terem arquitetado a queda da então presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, Dilma caiu (com chancela do Senado e do Supremo Tribunal Federal) em meio ao processo de impeachment — que até ontem era definido pelo Partido dos Trabalhadores como “golpe”.

Maior bancada

Com 54 deputados, o PT é a maior bancada na Câmara dos Deputados. Na futura disputa pela presidência da Casa, a expectativa de Rodrigo Maia e aliados é a de que a decisão petista atraia outras siglas da esquerda, como PDT e PCdoB. O primeiro conta com 28 representantes na Câmara. O segundo, por sua vez, tem nove deputados.

Leia também: “Por que a Câmara é tão ruim”, reportagem de capa da Edição 38 da Revista Oeste.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site