O mau desempenho do Partido dos Trabalhadores (PT) no primeiro turno das eleições municipais afetou, inclusive, lideranças da sigla. Na reta final de seu segundo mandato como prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva não conseguiu fazer sucessora.
Na disputa deste ano pela Prefeitura de Araraquara, o PT apostou em Eliana Honain. Ex-secretária de Saúde do município, ela teve 45,16% dos votos. Perdeu para Dr. Lapena (PL), com 49,18%.
Por ter menos de 200 mil habitantes, Araraquara não conta com possibilidade de segundo turno. Dessa forma, a petista perdeu a eleição — apesar de o candidato do PL não ter alcançado mais de 50% dos votos válidos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Eliana foi braço direito de Silva na administração da cidade do interior paulista. Como secretária de Saúde, esteve à frente da compra de respiradores em meio à pandemia de covid-19. Os aparelhos nunca chegaram ao município. Mais de R$ 1 milhão, contudo, saíram dos cofres públicos para a aquisição que não se concretizou.
Araraquara era um dos poucos redutos petistas em São Paulo. Em 2020, o partido havia eleito outras três prefeituras no Estado: Diadema (Filippi Jr.), Matão (Adauto Scardoelli) e Mauá (Marcelo Oliveira).
Leia mais:
Neste ano, o PT saiu do primeiro turno com três prefeitos eleitos no Estado paulista. Cido Ferrari venceu em Matão. Júnior da Farmácia levou a melhor em Santa Lúcia. Canelinha foi eleito em Lucianópolis. Além disso, Filippi e Oliveira seguem em busca da reeleição, pois irão disputar o segundo turno em Diadema e em Mauá, respectivamente.
Edinho Silva além de Araraquara
Sem fazer de Eliana a sua sucessora no comando do Executivo de Araraquara, Edinho Silva é uma das lideranças do PT. Ex-deputado estadual, ele foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República de março de 2015 a maio de 2016, durante o governo de Dilma Rousseff.
Nos bastidores do poder, Silva é tido como favorito para se tornar o próximo presidente nacional do PT. O mandato da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) à frente da militância petista chegará ao fim em março de 2025. O atual prefeito da cidade do interior paulista é próximo de Lula.
Leia também: “PT sofre derrota acachapante e termina primeiro turno sem prefeitura nas capitais”
E mais: “Com campanha mais cara do país, Boulos quase não vai ao 2° turno”
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES DO PAÍS
Nem mandando aquela montanha de dinheiro eles conseguiram ganhar a eleição…..
Para quê comemorar a varrida do Edinho ?
É isso mesmo a intenção do PT.
Assim não será mais responsabilizado pelos 5 milhões que recebeu dos 49 milhões que sumiu pelas compras dos respiradores pelo Consórcio Nordeste que ninguém mais fala.
Ninguém mais vai falar do fecha tudo mais que irrisório posto em prática pelo Edinho na Pandemia do Covid 19. Não há como comemorar. Essas pessoas não podem cair no esquecimento.
Em Santa Lúcia-SP, perto de Araraquara-SP, o candidato do PT era candidato único. É bem pequena. E Lucianópolis-SP só tem 2.200 eleitores.
Deveria ser varrido do mapa do Brasil.