A bancada do PTB na Câmara dos Deputados decidiu em reunião nesta segunda-feira, 18, por unanimidade, integrar o bloco do candidato Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O partido possui 11 deputados.
O apoio do PTB a Lira já era aguardado desde que o presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, sinalizou que seguiria com o candidato do Palácio do Planalto.
Agora, o bloco de Lira contabiliza o apoio de PP, PL, PSD, Republicanos, Pros, Patriota, PSC, PTB e Avante — 196 parlamentares. O Podemos, com 10 parlamentares, deve seguir com o candidato do Planalto, totalizando 206 deputados.
Nesta segunda-feira, a bancada do Solidariedade, com 14 deputados, anunciou apoio ao principal adversário de Lira, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP). O emedebista, que é apoiado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conta com o apoio de 12 partidos – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB e Rede —, com 295 deputados.
A eleição da Mesa Diretora será realizada em 1° de fevereiro, de forma presencial e com votação secreta. Para ser eleito, o candidato necessita de 257 votos.
Leia também: “Arthur Lira alfineta Baleia Rossi nas redes sociais”
Com informações do Metrópoles