O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira, 28, que o governo federal vai lançar um programa de testagem contra a covid-19. Ele destacou que a medida é importante para que seja adotada uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos infectados.
Queiroga afirmou que os testes serão do tipo antígeno. O método busca fragmentos do vírus para detectar a infecção e fica pronto em poucos minutos. A declaração foi dada em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto logo após a terceira reunião do comitê contra a covid-19.
Leia mais: “Primeiro lote de vacinas da Pfizer chega ao Brasil amanhã”
“Em breve lançaremos um programa de testagem da nossa população, usando testes com antígeno, que são mais rápidos, e assim conseguir identificar aqueles casos positivos, os seus contactantes, para que possamos adotar uma política melhor de quarentena para esses indivíduos afetados pela covid-19 e assim reduzir a transmissão dessa doença”, afirmou.
O ministro também disse que as duas armas disponíveis para pôr fim à pandemia são medidas não farmacológicas, como uso de máscara e distanciamento social, e vacinação em massa.
e o protocolo para tratamento inicial ?
Saber quem está infectado seria sensacional.