O assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, reforçou a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Israel. O ex-chanceler afirmou, de acordo com o jornal O Globo, que “quem tem que pedir desculpas é Israel”.
“Quem tem que pedir desculpas é Israel, e não é ao Brasil, mas à humanidade”, sustentou Amorim. “Não há hipótese de pedido de desculpas.”
Saiba mais: “Ministro da Defesa de Israel diz que acusação de Lula é ‘ultrajante e abominável’“
Amorim esteve em uma reunião com Lula, no Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda-feira, 19. O objetivo era debater a reação do governo de Israel à fala do presidente petista, que comparou a contraofensiva israelense em Gaza ao Holocausto promovido pelo regime nazista de Adolf Hitler na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, mais de 6 milhões de judeus foram exterminados.
Um dia depois da fala de Lula, o Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que o petista é persona non grata no país. Em comunicado na manhã desta segunda-feira, Tel-Aviv condenou as declarações do presidente brasileiro.
“Não esqueceremos nem perdoaremos”, escreveu o chanceler Israel Katz, em mensagem à diplomacia brasileira. “Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, diga ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que retire o que disse.”
Conforme a fala de Amorim, não há motivo para “festejar” quebras diplomáticas. Contudo, o assessor presidencial disse que Israel é quem deve ficar “preocupado”, pois está “cada vez mais isolado internacionalmente”.
Psol sai em defesa de Lula e acusa Israel de cometer “genocídio” em Gaza
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) também saiu em defesa de Lula e reforçou a tese segundo a qual Israel comete “genocídio” na Faixa de Gaza. A sigla, que integra a base governista no Congresso, se manifestou nesta segunda-feira.
No Twitter/X, o Psol enumerou aqueles que seriam os crimes cometidos pelos israelenses em Gaza. Desde 7 de outubro de 2023, quando terroristas do Hamas assassinaram mais de mil cidadãos em solo israelense, Tel-Aviv começou sua contraofensiva.
Brasil chama de volta embaixador em Israel
Em mais um momento de insanidade Lula compara o Governo de Israel a Hitler, quando promoveu a morte de milhões de judeus em câmaras de gás. pic.twitter.com/g8uxXKcrRW
— Delegado Ramagem (@delegadoramagem) February 18, 2024
Outra medida que arrisca a relação diplomática entre Brasil e Israel foi o pedido do governo de chamar de volta o embaixador brasileiro no país, Frederico Meyer, para realizar “consultas”.
Com o retorno de Meyer, fica mais distante uma possível solução diplomática entre Brasil e Israel. Nesta manhã, o diplomata participou de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, no Museu do Holocausto, em Jerusalém.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
Segundo Amorim, houve “uma concordância geral” sobre a decisão de chamar o embaixador brasileiro em Israel de volta ao Brasil. Meyer foi convocado por autoridades israelenses para dar explicações sobre a declaração de Lula.
Ao sustentar a fala do chefe do Executivo, Amorim também disse que as críticas não são dirigidas ao povo judeu. “Isso não tem nada a ver com o povo judeu”, explicou o assessor. “Temos o maior apreço ao povo judeu, que deu inúmeras contribuições ao Brasil e ao mundo.”
Leia também: “Desastre diplomático”, reportagem de Silvio Navarro na Edição 182 da Revista Oeste
Amorim, seu rato antissemita, por que não vai para gaza servir de escudo do Hamas? Pois você só presta para isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não esperava boa coisa desse governo, mas tinha uma leve esperança de que a “frente ampla” ia ter uma agenda mais propositiva para o Brasil. A famosa frente só quer cargos e migalhas de poder para uma eleição local em 2026, já aviso, não terão vida fácil. Podem até ganhar uma eleição, mas não será fácil. No entanto, o Brasil vai mal na economia, nas relações internacionais e na segurança jurídica. A grande mídia comprada, assiste tudo e sob o efeito poderoso dos Pixes, fica bem calada. Estamos entrando em uma ditadura, a na história vai ficar muito claro quem nos trouxe a isso. Não serão esquecidos se não tomarem atitude agora.
O poste mija e a grama caga no cachorrinho. Vivemos tempos bizarros.
Essa gentalha que compõe o desgoverno cleptolulopetista, realmente, são cara-de-pau.
Seriam divertidamente palhaços se fossem ridiculamente patéticos.
Não sei como em tão pequeno espaço da caixa craniana de Celso Amorim caiba tanto estrume.
Pois eu acho que quem tem que pedir desculpas é Celso Amorim, responsável por todas as bobagens que saem da boca do presidente medíocre, que sequer entende de História do Brasil, e muito menos de relações internacionais. Lula é semianalfabeto em tudo, só é esperto para mentir.
Agora entra em cena nessa novela absurda, o Anão Diplomático. Esse velhinho débil de tudo, ressuscitou dos mortos pelo painho NoveDedos. Esse país bananeiro está numa situação periclitante.
Lula, Hamas, Maduro, Irã, Ortega, etc. Como diz Ana Paula Henkel: Boi preto conhece Boi preto!
tamborim é outro que só fala merdas, aliás como todo esquerdista.
uma vergonha mundial !!
Lula ladrão e seus asseclas, não vão parar de fazer barbaridades !
e o parça STF o que diz ??!
tá certo o que o larápio disse ?!
As pessoas de menor estatura às vezes são utilizadas para provocar confusão com meninos maiores. Depois meninos ainda maiores (ou em maior número) entram na bagunça prevendo obter algum ganho. Os menorzinhos terão utilidade enquanto houver outros para enganar.
O que me espanta é que alguém se surpreenda com as atitudes da quadrilha petista. Lá atrás o encantador de burros já recebia o Ahmadinejad com pompa e circunstância e em viagens ao oriente médio ele andava com Arafat e outros terroristas – jamais tratou Israel ou o povo Judeu com respeito.