O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira, 29, que a operação da Polícia Federal (PF) realizada pela manhã tem o propósito de constrangê-lo. Um dos alvos é seu filho, Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador pelo Rio de Janeiro.
A PF cumpriu mandado de busca e apreensão contra Carlos na residência de Bolsonaro em Mambucaba, uma vila histórica de Angra dos Reis (RJ), como parte da Operação Vigilância Aproximada.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ao jornal Folha de S.Paulo, Bolsonaro alegou que a intenção é encontrar algo que o incrimine, mas afirmou que isso “não vai acontecer”. Ele comparou a situação a “jogar rede e pescar em piscina, não há peixe”.
A operação contra Carlos está vinculada a um suposto monitoramento ilegal, conduzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Bolsonaro.
Em uma entrevista à Jovem Pan News, Bolsonaro defendeu-se das acusações sobre a existência de uma “Abin paralela” em seu governo. Para o ex-presidente, a operação é uma “perseguição implacável”.
+ Câmara volta do recesso e ameaça travar agenda do governo Lula
“Não existia um Abin paralela para proteger quem quer que seja”, declarou o ex-chefe do Executivo. “Afinal de contas, que crime cometemos? Agora, é uma perseguição implacável. O objetivo é esculachar.”
Operação contra Carlos Bolsonaro
A Operação Vigilância Aproximada, deflagrada nesta segunda-feira, teve como um dos alvos o vereador Carlos Bolsonaro. Segundo a PF, a Abin teria sido “instrumentalizada” para realizar ilegalmente o monitoramento de diversas autoridades e pessoas envolvidas em investigações.
Segundo Bolsonaro, a PF apreendeu dois celulares de Carlos, um tablet e um notebook que pertenciam a um assessor de Jair Bolsonaro.
Leia também: “Print de WhatsApp embasou ação contra Carlos Bolsonaro”
Mito Bolsonaro, se é quando esse pilantra vagabundo da mulherzinha di Lulladrão (difícil saber quem é a mulher entre is dois,) mandar de prender: VAMOS ATACAR ESSES BANDIDOS QUE O ATAQUE DO HAMAS VAI VIRAR COISA PEQUENA O QUE VAMOS FAZER COM ELES. AQUELA INVENÇÃO DI XANDÃO VAI VIRAR REALIDADE. ALGUÉM CONVIQUE OS PATRIOTAS.