publicidade
Política

Nunes defende candidatura de Bolsonaro em 2026

O prefeito de São Paulo também elogiou a atuação do governador Tarcísio de Freitas em relação às tarifas dos EUA

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes | Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), quer que o ex-presidente Jair Bolsonaro participe das eleições de 2026. Nunes argumentou que caberia à população decidir, nas urnas, quem deve concorrer à Presidência, e não à Justiça Eleitoral. Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Durante entrevista ao canal GloboNews nesta segunda-feira, 14, o prefeito foi questionado sobre as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos, que mencionaram a situação judicial de Bolsonaro como justificativa. Nunes respondeu que o ex-presidente deveria disputar a eleição, e a população definir.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Me parece que tirar alguém do cenário eleitoral onde a população vai ter o seu exercício pleno da democracia que é a escolha não é o melhor caminho”, afirmou o prefeito.

Ricardo Nunes comemora a reeleição na prefeitura de São Paulo ao lado do governador Tarcísio de Freitas | Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
Ricardo Nunes comemora a reeleição na prefeitura de São Paulo ao lado do governador Tarcísio de Freitas | Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

Nunes também avaliou como adequada a reação do governador Tarcísio de Freitas diante da imposição das tarifas norte-americanas. Inicialmente, Tarcísio criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas sanções. Depois, propôs negociações com os EUA e se reuniu com Gabriel Escobar, da Embaixada dos EUA, para tratar do tema.

O prefeito ressaltou que São Paulo, responsável por um terço das exportações brasileiras para os EUA, será o Estado mais impactado caso a tarifa de 50% sobre produtos do Brasil entre em vigor em agosto, como anunciado pelo presidente Donald Trump.

“O governador é um grande parceiro, é um amigo pessoal”, destacou Nunes. “É óbvio que o governador Tarcísio tem que defender os interesses de São Paulo, como eu tenho que defender os interesses da cidade de São Paulo, não há quem possa pensar o contrário. Acho que o Tarcísio fez isso corretamente.”

Nunes comenta relação com Tarcísio e planos para 2026

Nunes ainda comentou os rumores de que poderia deixar a prefeitura para concorrer ao governo do Estado, caso Tarcísio dispute a Presidência. O prefeito expressou desejo de cumprir os quatro anos de mandato para os qual foi eleito em 2024.

“Eu acho que ele não vai fazer isso, mas o que o Tarcísio me pedir eu não tenho como negar”, afirmou Nunes sobre a possibilidade de um pedido para disputar o governo do Estado. “Eu tenho uma relação com o governador Tarcísio de Freitas de muita sintonia, ele tem sido um grande parceiro, eu tenho conseguido fazer muita coisa por conta dele.”

Como exemplo dos frutos dessa parceria, Nunes mencionou o fim da cracolândia. “A cracolândia não teria acontecido isso se não fosse o Tarcísio comigo e eu com o Tarcísio”.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.