Procurado por Oeste, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) considerou que as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF) contradizem os testemunhos e as provas do inquérito.
“Claramente é uma perseguição política a mim e aos coronéis da Polícia Militar de São Paulo”, disse o deputado, que é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada a descobrir quem financia grupos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
“Chegaram ao cúmulo de contrariar os testemunhos e provas do inquérito parcial da Polícia Federal”, prosseguiu Salles. “Apresentaram a denúncia antes mesmo das conclusões finais do inquérito que seguramente iriam me isentar de qualquer responsabilidade.”
A denúncia do Ministério Público contra Ricardo Salles
A denúncia contra o deputado Ricardo Salles, com base no relatório parcial, foi aceita pela 4ª Vara Federal Criminal do Pará nesta segunda-feira, 28. O deputado tornou-se réu por envolvimento em suposto esquema de corrupção de exportação ilegal de madeira no período em que foi ministro do Meio Ambiente, no governo de Jair Bolsonaro.
Além de Salles, o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) Eduardo Bim e dez servidores do órgão também foram denunciados e vão responder ao processo.
Em um documento com mais de 200 paginas, o MPF acusou os réus de corrupção ativa, passiva, facilitação de contrabando, prevaricação, advocacia administrativa, organização criminosa e falsidade ideológica.
É notório que se trata de perseguiçã.
A CPMI do MST está sendo o calo doído do desgoverno atual.
Farão de tudo para que Salles não apresente este relatório….
E a perseguição continua . Ninguém faz nada para impedir isso . O cara é brilhante, combativo, está fazendo um excelente trabalho na CPI do MST . Esse é o motivo de querer calar . Como fizeram com todos os outros que desafiaram o sitema. Até onde vamos aguentar isso . Meu Deus o que fazer? Todos foram comprados pelo sistema. Continuem com essa luta . Está difícil mas ainda acredito na vitória .
A perseguição é a única coisa que este governo sabe fazer além de roubar. Perseguem adversários por não terem qualquer projeto de governo. Estão destruindo o país.
Concordo em perseguição política basta ver os absurdos cometidos por esse MP comunista só tendo alvo pessoas de direita e deixando os corretos ladroes esquerdistas a vontade para cometer mais crimes
É crime demais praticado pelos 9, pela OAB, pelo TSE.
Quem são os componentes dessa quarta vara criminal? Parece perseguição política mesmo, muito devido a atuação do Salles na CPI do MST.