O deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP), ex-ministro do Meio Ambiente no governo Jair Bolsonaro, criticou a Marina Silva, que chefia a pasta ambiental na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que a ministra tem “licença poética” para cometer erros. O parlamentar deu a declaração durante entrevista ao Jornal da Oeste, nesta segunda-feira, 26.
“Há uma espécie de licença poética para a Marina Silva” disse Salles. “Nada do que ela faça, ou que seja no governo dela, é grave. Você vê a falta de credibilidade de alguns órgãos de imprensa, de jornalistas e de alguns artistas, que eram excessivamente e até vergonhosamente críticos, de maneira muito artificial e inflada, contra o nosso governo. Agora são o extremo oposto, omissos, não falam nada.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O ex-ministro comentou os incêndios que atingem florestas na Amazônia e no Pantanal, além de áreas do bioma cerrado. Neste fim de semana, o Estado de São Paulo também foi tomado por focos de fogo. O governo estadual prendeu três pessoas pela tragédia. Ao menos 48 cidades paulistas decretaram emergência por causa das fumaças.
Indagado por Vitor Brown, âncora do Jornal da Oeste, sobre as possíveis causas dos incêndios, Ricardo Salles explicou que fatores climáticos e até brigas de vizinhos podem causar os focos. O ex-ministro não descartou incêndios criminosos.
Leia também: “O Brasil está pegando fogo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 224 da Revista Oeste
“É difícil saber exatamente o que aconteceu, porque você tem inúmeras coisas que podem ter acontecido”, disse Salles. “A baixa umidade relativa do ar é um fator realmente importante, ventos fortes, excesso de calor e até ação humana.”
Ricardo Salles critica ação do governo
O ex-ministro também criticou a demora do governo federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de combate aos incêndios. O Ibama anunciou a contratação de aviões apenas depois do desastre nas cidades paulistas.
“Já era para estar tudo contratado”, disse Salles. “Nos nossos anos na frente do ministério prevíamos a contratação de brigadistas e também tínhamos um grande contrato de horas de voo para esses aviões de pulverização.”
Confira a entrevista completa de Ricardo Salles ao Jornal da Oeste no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.