Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

Integrante do DEM de Minas Gerais será o sucessor de Davi Alcolumbre
-Publicidade-
Rodrigo Pacheco: novo presidente do Senado Federal
Rodrigo Pacheco: novo presidente do Senado Federal | Foto: Divulgação

O Senado Federal tem novo presidente. Em eleição finalizada no início da noite desta segunda-feira, 1º, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) venceu a disputa travada contra Simone Tebet (MDB-MS). Ele conquistou 57 dos 78 votos possíveis. A emedebista teve 21 votos.

Leia mais: “Alcolumbre deveria pedir ‘perdão a Deus’, diz Kajuru”

-Publicidade-

Dessa forma, o comando do Senado seguirá com o Democratas. Afinal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), agora na condição ex-presidente da Casa, é do mesmo partido do recém-eleito. Nos bastidores do poder, Alcolumbre é tido como o principal fiador da candidatura de Pacheco.

Permanecendo na presidência do Senado Federal e, consequentemente, do Congresso Nacional, o DEM quebrou sequência do PMDB/MDB. De 2001 até a eleição de Alcolumbre, em 2019, a Casa teve um emedebista como presidente. Renan Calheiros e José Sarney foram alguns deles.

Além do apoio de Alcolumbre, Rodrigo Pacheco contou com a ajuda de nove partidos. Fora o DEM, a aliança a seu redor abrangeu PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros e Republicanos.

Senador de primeira viagem

Rodrigo Pacheco cumpre seu primeiro mandato como senador da República. Eleito para a função em 2018, venceu a eleição em Minas Gerais, superando, entre outros, a petista Dilma Rousseff. Anteriormente, de fevereiro de 2015 a janeiro 2019, ele foi deputado federal.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site