Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado Federal, afirmou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) comete um “desvio preocupante de sua missão institucional” ao interpelar o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) por um discurso feito pelo parlamentar na Câmara na última sexta-feira, 25.
Na ocasião, van Hattem declarou em tribuna que a OAB é “cúmplice” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes “nos inquéritos do fim do mundo” como foi “relevado” pelo Twitter Filles Brasil.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“É com profunda preocupação que tomamos conhecimento do anúncio do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil”, declarou Marinho, em nota. “A inviolabilidade de um parlamentar em suas opiniões, palavras e votos é uma pedra angular de nossa democracia, conforme assegura a constituição federal no artigo 53.”
O líder da oposição explicou que a interpelação judicial funciona como um pedido de explicações em juízo, o qual serve como ação preparatória para “ajuizamento de uma futura ação penal no âmbito dos crimes contra a honra.”
“A interpelação visa intimidar a atuação parlamentar, calar e amordaçar um deputado”, afirmou. Destacou que o deputado “apenas opinou na tribuna da câmara sobre esses fatos incontroversos” da OAB.
Rogério Marinho também relembrou que a instituição ajuizou uma ação civil pública em 2021 contra a Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB), além de em 2023 ter “pedido” a Alexandre de Moraes, “em inquérito sigiloso, medidas contra a OACB.”
Leia também: “Marcel van Hattem chama Jorge Messias e Moraes de ‘covardes’”
“Como dito pelo deputado Marcel van Hatten, a OAB vem sendo conivente e partícipe nos abusos de autoridade e nas inconstitucionalidades perpetradas por inquéritos infinitos”, afirmou.
O senador declarou que a OAB deve “reconsiderar sua posição e buscar uma abordagem que esteja em harmonia com os valores democráticos que todos nós juramos defender.”
“As ideias e opiniões não devem ser caladas, mesmo quando indigestas. A OAB tem como missão de vida defender a tribuna da câmara dos deputados com o mesmo afinco que defende a tribuna das cortes, porque a palavra é o maior veículo da democracia”, acrescentou o parlamentar.
Estado de exceção
Na mesma nota, o líder da oposição no Senado afirmou que “há 5 anos o Brasil convive com episódios típicos de estado de exceção.” Deu como exemplo disso o Projeto de Lei (PL) 2630 de 2020.
“O nacionalmente conhecido inquérito das fakes news é o maior exemplo de episódio de mordaça à democracia”, disse. Afirmou que o PL tem como objetivo a “mitigação das garantias e liberdades constitucionais.”
Van Hattem acusa OAB de ser ‘cúmplice’ de Moraes
O deputado federal Marcel van Hattem acusou a OAB de ser “cúmplice” de Alexandre de Moraes em “abusos de autoridades” cometidos pelo ministro. Também disse que a instituição auxiliou o magistrado ao peticionar nos inquéritos do fim do mundo “a perseguição de colegas advogados.”
“Não pode fazer o que fez”, disse. “Não pode utilizar-se das relações que tem com os ministros do Supremo Tribunal Federal para perseguir outros advogados”, declarou.
.. ” y seguirán haciendo de este país un enorme prostíbulo ” . Cazuza en espléndida lucidez
Triste isso. Pelo que tenho lido e ouvido de alguns poucos e competentes Juristas ( Yves Gandra por exemplo) sobre as decisões distorcidas e a OAB não se manifesta. Muito triste.
O problema não é apenas a limitação cognitiva da maioria dos fugidios de matemática, química, física, ciências naturais e correlatas, que correm para os cursos de Direito.
Nem isoladamente a Teoria Crítica do Direito, com a tendenciosa “Weltschauung” (cosmovisão, visão de mundo) – unidade única de pensamento e ideias, obrigado ao cidadão de esquerda para evitar conflitos interna corporis -, explorada abertamente nos cursos de Direito, que o tornam uma perna do Socialismo, tal como previa e desejava Auguste Comte ainda no século XIX.
Nem, tampouco, o pouco caso dado pela sociedade brasileira producente de bens úteis e concretos à sociedade por não ter procurado ou atentado para o monstro que vinha bancando.
É tudo junto, e mais um pouco.
Triste!
OAB foi desmascarada pelo X cometendo abusos autoritários e não admite ser criticada.
Tornou-se um puxadinho da central do regime ditatorial do stf-lula.
Isso é escandaloso, OAB!
A OAB tem que intetpelar judicialmente, metade da população brasileira, visto que esta tem a mesma opinião do Deputado Marcel Van Hatten, que é cúmplice dos desmandos vigentes no Brasil atualmente.
A OAB nacional não me representa enquanto advogado, pois sou impedido de escolher o presidente nacional por ser a eleição de forma indireta. Um verdadeiro absurdo para uma entidade que se diz defensora da democracia e da Constituição. A OAB nacional se calou diante da inúmeras violações da Constituição por parte de membros do STF, principalmente na questão dos inquéritos sem fim e das ações penais de 08 de janeiro. Só decidiu fazer alguma coisa quando um de seus integrantes (OAB nacional) foi calado pelo Ministro Alexandre de Moraes ao defender o direito a sustentação oral, porém foi omissa quando sem consentimento da defesa, o STF decidiu pelo julgamento virtual dos processos de 08 de janeiro.
A OAB nacional não me representa enquanto advogado, pois sou impedido de escolher o presidente nacional por ser a eleição de forma indireta. Um verdadeiro absurdo, para uma entidade q
Uma vergonha, o Conselho Federal da OAB agir dessa forma, desrespeitando a Constituição, vejamos:
Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
Se continuar assim, o STF e a OAB, vão rasgar a Constituição.
Aqui não se pode falar a verdade
Lamentável, perderam a confiança igualmente as Forças armadas, não tem.moral nenhuma.
Aqui no Brasil parece que grande parte das instituições são vendiveis… Ou compraveis… Esse país me dá nojo!
Essa OAB é uma instituição falida. Não passa de um puxadinho do PT.
A OAB há muito perdeu a credibilidade . É só perguntar aos advogados da Ordem. Em São Paulo a instituição sofreu duas ou três intervenções da Polícia Federal (“Operação Biltre”) porque o Trbunal de Disciplina e Ética (sim, ele mesmo) transacionava pareceres.. Eu mesmo sou vítima do execrável tribunal, que negou-me acesso a um processo em que denunciei um de seus pares. Ao fim e ao cabo, o processo foi a plenário e o julgamento deu-se à minha revelia, desrespeitando o direito constitucional ao contraditório. Provo documentalmente o que digo. Quanto ao denunciado, foi absolvido, é claro. Wellington M Etrusco – CPF 584.315..868-34
A OAB ,funciona bem e democraticamente nos estados, onde seus membros são eleitos pelos advogados contribuintes.
O problema é na cúpula que representa todos os estados.
Aí a eleição é heterodoxica e apadrinhados e amigos de esquerda são escolhidos e sabotam toda a base eleita.
Não cuidam mais dos interesses dos advogados e sim de uma ideologia comunista que odeia a direita.
O resultado está aí.
Comunismo não precisa de Justiça e advogados.
Estão colhendo o que plantaram.
Foram descartados igual mamucha de laranja podre.
Agora, pra sobreviverem, vão catar latinha e frequentar a fila do SUS.
Foram usados e missão cumprida são descartados.
Não são mais necessários.
OAB está capturada pelo quinto constitucional em que advogados viram ministros sem concurso.