publicidade
Política

Ronaldo Caiado usa avião oficial do governo para ir à festa dos donos da JBS

Além dele, Mauro Mendes, de Mato Grosso, utilizou uma UTI aérea, veículo que deveria ficar à disposição para transportar pacientes da rede pública

ronaldo caiado JBS | Ronaldo Caiado, em encontro com produtores e trabalhadores rurais, no interior de Goiás | Foto: Divulgação/Governo de Goiás
Ronaldo Caiado, em encontro com produtores e trabalhadores rurais, no interior de Goiás | Foto: Divulgação/Governo de Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), usou um avião oficial para ir à festa de 90 anos do fundador do frigorífico JBS, José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro. A festa ocorreu na quarta-feira 13, no interior de Goiás, em uma fazenda da família de Zé Mineiro.

O evento foi organizado pelos filhos de fundador da JBS: José Batista Júnior (Júnior Friboi), Joesley e Wesley Batista.

Receba nossas atualizações

Leia também: “Governador de Goiás: ‘Estados foram extremamente sacrificados’

A aeronave em que Caiado se transportou é operada pela Secretaria de Estado da Casa Militar. Em termos de comparação, é uma espécie de Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) do Estado goiano. O avião é um Cessna 525, com capacidade para seis passageiros e um tripulante.

Outro político também utilizou um avião oficial para ir à comemoração de Zé Mineiro. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), usou uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aérea, que deveria ficar à disposição para transportar pacientes da rede pública estadual.

A festa não oficial da JBS

O evento na fazenda da família dona da JBS não aparece na agenda oficial dos dois governadores. Portanto, os parlamentares não poderiam utilizar as aeronaves.

ronaldo caiado JBS | O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fala com jornalista na saída do ministério da Fazenda, após encontro com ministro, Fernando Haddad | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fala com jornalista na saída do Ministério da Fazenda, depois de encontro com ministro Fernando Haddad | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

No entanto, segundo apuração do site Metrópoles, o governo de Goiás afirmou que “o governador Ronaldo Caiado foi ao evento na condição de chefe do Executivo goiano”. Ainda, a declaração da nota justifica que a viagem foi para “prestigiar um empresário que (…) até hoje gera milhares de empregos no Estado”.

Leia mais: “Ronaldo Caiado diz que já houve apreensões de drogas em invasões do MST no Estado”

Mendes também alegou que recebeu o convite como “chefe do Executivo” de Mato Grosso, condição que permitiria o uso do transporte oficial.

Roberto Caiado já se referiu aos irmãos Batista como “delinquentes, sem escrúpulos, que praticam todo tipo de corrupção”. Também chegou a afirmar, em entrevistas, que a JBS praticava “ilícitos e crimes”.

+ Leia as últimas notícias de Política em Oeste

“Essa empresa destruiu a economia do Centro-Oeste”, chegou a dizer o governador de Goiás, segundo o Metrópoles. “Usou o dinheiro do BNDES para fazer o monopólio do abate e das exportações de gado no país.”

Leia também: “Os irmãos Batista atacam de novo”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 187 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. DENIS BARBIERI
    DENIS BARBIERI

    Dois políticos que deveriam dar exemplo de moralidade no uso da coisa pública. Desconstrói todo o bom serviço que aparentavam estar fazendo. Decepcionante.

  2. Jocelio de Abreu e Silva
    Jocelio de Abreu e Silva

    Só muda um país quando muda-se o seu povo. Mudando o povo muda os governantes. Mudando os governantes, muda a forma de governar e assim as transformações aparecem e o povo é beneficiado. O Brasil está muito longe da primeira condição.

  3. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    Apesar das eleições, ano que vem, e sempre um risco lidar com esses campeões nacionais, que voltaram com forca e muito a vontade.
    O Temer, que o diga!

  4. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    Velho ditado ainda continua valendo para todos “ diga-me com que andas e te direi que tu és “.
    Infelizmente tudo farinha do mesmo saco.

  5. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    “Prestigiar um empresário que (…) até hoje, gera milhares de empregos no estado”.
    Se não fosse ele seria outro qualquer ou um grupo de diversos pequenos frigoríficos e criadores, tanto faz. A economia seria tocada de qualquer forma, quicá até melhor; mas isso fica apenas no terreno das especulações. Um coisa é certa: Um conjunto de centenas de pequenos produtores e frigoríficos seria até melhor para economia do que um monopólio como esse daí. Mas isso, esse estúpido desse governador, não entende e deveria prolongar sua reunião com o Taxad para, quem sabe, entender um pouco mais de economia. Aproveite a festa, capiau.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.