A deputada federal Rosana Valle (PL) está à frente dos demais pré-candidatos à Prefeitura de Santos (SP) no quesito intenção de voto. É o que mostram três diferentes cenários apresentados pelo instituto Paraná Pesquisas na manhã desta quinta-feira, 13.
Na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é previamente apresentado aos entrevistados, Rosana tem 10,8% de menções. Nessa parte, a parlamentar é seguida pelo atual prefeito santista, Rogério Santos (Republicanos), com 7%, e do ex-prefeito e deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), 6,5%. A ex-prefeita Telma de Souza (PT) e a vereadora Débora Camilo (Psol) têm 3,9% e 0,3%, respectivamente. Outros pré-candidatos somam 0,8%. Ninguém/branco/nulo aparece com 5,4%. Já não sabe ou não respondeu representa 65,5% do total de consultados.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além disso, a equipe do Paraná Pesquisas simulou dois cenários de pré-candidatos. No primeiro, com quatro nomes na lista, a deputada do Partido Liberal lidera de forma isolada. Enquanto Rosana alcança 39,9% das intenções de voto, Santos, o segundo colocado, contabiliza 25,8%. Nessa configuração, a petista Telma aparece em terceiro, com 17%. Em quarto lugar, Débora registra 3,8%. Os que se enquadram em nenhum/branco/nulo são 7,1%. Por ora, 6,5% não sabem ou não responderem.
Para o cenário 2 da chamada pesquisa estimulada, Alexandre Barbosa consta no lugar do atual prefeito de Santos. Novamente, Rosana Valle aparece na primeira posição, com 36% das intenções de voto. Nessa parte, contudo, ela está em condição de empate técnico com o tucano. Isso porque o ex-prefeito santista, que no início do mês recebeu condenação por improbidade administrativa, tem 35,5%. A margem de erro do levantamento, a saber, é de 3,5 pontos porcentuais. Telma (13,9%), Débora (3,6%), não sabe/não respondeu (5,5%) e branco/nulo/nenhum (5,5%) completam a lista nesse sentido.
Rosana Valle, de socialista a liberal
Jornalista com passagem pela TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, Rosana de Oliveira Valle está em seu segundo mandato como deputada federal por São Paulo. Ela, no entanto, nem sempre esteve nos quadros do PL, partido que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como presidente de honra. Em 2018, ela se elegeu pelo PSB. Para o pleito de 2022, deixou as trincheiras socialistas e passou para a legenda liberal, pela qual se reelegeu com 216 mil votos.
Dados do levantamento do Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Santos
O levantamento do Paraná Pesquisas, que mostra Rosana Valle na liderança nas intenções de voto para a Prefeitura de Santos, consta no Tribunal Superior Eleitoral com SP-07772/2024 como número de registro. De acordo com o instituto, o nível de confiança é de 95%, com a já mencionada margem de erro em 3,5 pontos porcentuais. Para o trabalho, 800 eleitores foram entrevistados, de 7 a 12 de junho.