A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) buscará apoio do governo federal para que a Parada Gay de São Paulo seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A proposta quer incluir o evento na lista de bens do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura.
A parlamentar pretende disponibilizar o aparato jurídico de seu gabinete para que a demanda avance. A Parada Gay ocorre neste domingo, 2, na Avenida Paulista, em sua 28ª edição.
A PARADA LGBTQIAPN+ É PATRIMÔNIO DO BRASIL! 🏳️🌈
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) June 2, 2024
🗣️ Hoje é dia de ocupar a Avenida Paulista com a @paradasp pelo 28° ano para mostrar que a luta por igualdade caminha junto com o orgulho de ser e pelo respeito às diferenças.
➡️ A maior Parada do mundo precisa ser reconhecida… pic.twitter.com/wI11CmD6ro
Pelo segundo ano consecutivo, a Parada Gay, que a psolista defende promover a patrimônio imaterial do país, contou com bloco dedicado a “crianças trans”. Vídeo mostra o público infantil uniformizado.
Apoio ao reconhecimento da Parada Gay
Segundo Sâmia Bomfim, a Parada Gay “é uma das maiores manifestações populares da história do Brasil”. Para ela, é um dos “principais cartões de visita da cidade”.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
As tratativas vão começar depois do encerramento do evento. Além de iniciar o processo no Iphan, Sâmia planeja uma reunião com o presidente da autarquia, Leandro Grass. Ela também já protocolou um projeto de lei no Congresso Nacional e solicitou o reconhecimento oficial.
O objetivo é que, com o reconhecimento, o Estado brasileiro se comprometa a garantir a realização da Parada em São Paulo, independentemente dos governos eleitos.
A mobilização de Sâmia Bomfim, que desfila no carro de abertura, animou os dirigentes da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.
Atualmente, o frevo, a capoeira e o Círio de Nazaré são algumas das expressões artísticas e religiosas reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Sâmia quer que a Parada Gay paulistana tenha o mesmo status.
Abundam idiotas nesse clube de LGBTs. Essa é apenas mais uma. Mas piorada.
Projeto de extrema relevância.
Coisa de gênio. Como é que ninguém havia pensado nisso antes?
Quem vira as costas pra Jesus, já é castigada com antecedência!
Vindo de Samia e do PSOL, o que podemos esperar ?
Esta com certeza não é a prioridade para o Brasil agora.
A pessoa é inútil. Sofreu algum trauma na infância. Deus vive dando lições nela, mas ela não aprende. Ao invés de trabalhar, fica inventando divisionismo e vitimismo. Um bom psiquiatra poderia ajudar. Devia estar preocupada com os absurdos de regalias em Brasília se realmente gostasse dos Gays, afinal, eles também pagam impostos.
Canalha , desocupada vai chegar o momento que vc estará abaixo de c de cobra , vc já é um ser insignificante.
Qual é o crescimento social e familiar que essa parada traz? Qual é a contribuição para o ser humano, fora da ideologia da esquerda? O Brasil precisa urgentemente de um governo, o que ele não tem. O Brasil precisamente segurança jurídica e segurança econômica. O Brasil precisa parar de inchar a máquina pública e apertar o cinto. O Brasil tal como está vai quebrar.
Vai te catar idiota! O paulistano nao tem a sua opinião Deixa de ser ridicula
Nada contra os LGBT nem contra a parada gay…mas este não é um dos assuntos que tem prioridade no país agora. Existem outras pautas de relevância nacional que deveriam estar sendo observadas…!
É um absurdo…Uma parlamentar vendo a situação nacional venha se ocupar com tamanha e inútil atitude…uma frivolidade sem proporção diante dos problemas que enfrentamos. É muito triste….!
Só frivolidades importam para esa gulosa
Cada uma que aparece, deputada para isso?
Tantas coisas para se resolver nesse país e só sobrou para essa deputada a questão da parada gay? 🙄