O Governo de São Paulo decidiu manter o gabinete de crise e um posto avançado em Ribeirão Preto para monitorar queimadas na região. Atualmente, não há incêndios ativos, mas 48 municípios estão em alerta máximo, segundo a Defesa Civil.
Com a situação melhorando no Estado, todas as rodovias estão liberadas e monitoradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Agência de Transporte do Estado de São Paulo para garantir segurança. As aulas nas escolas estaduais foram mantidas, exceto em algumas Etecs e na Fatec de Jaboticabal, que optaram por aulas remotas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A Polícia Civil de São Paulo investiga incêndios criminosos no Estado, com três prisões realizadas em São José do Rio Preto, Batatais e Guaraci. Desde a última sexta-feira, 23, mais de 15 mil pessoas estão envolvidas nas ações de combate.
O governador Tarcísio de Freitas decretou emergência por 180 dias em 45 municípios devido aos incêndios florestais ocorridos entre os dias 4 e 24 de gosto.
O governo federal enviou sete aeronaves, incluindo um KC-390, e 10 aeronaves da Polícia Militar estão atuando, junto com mais de 3 mil veículos. Segundo a Defesa Civil, o dia será de sol entre nuvens, com temperaturas subindo e umidade do ar caindo abaixo de 30%, elevando o risco de incêndios.
Planos do governo para áreas afetadas em São Paulo
Para esta terça-feira, 27, a previsão é de Sol com poucas nuvens e sem chuva. As temperaturas aumentarão, e a umidade relativa do ar cairá significativamente. O Governo de São Paulo disponibilizou R$ 100 milhões para produtores afetados pelos incêndios, oferecendo subvenções de 25% a 30% através do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista.
O governador também anunciou um plano emergencial na saúde para ampliar a capacidade de atendimento na região mais afetada. Coordenado pela Secretaria de Saúde e o Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, o plano inclui telemedicina, ampliação de leitos e medidas para garantir energia, água e dados.
Recomendações para quem tem problemas respiratórios incluem uso regular de medicação, evitar sair de casa e usar máscara, manter-se hidratado e suspender atividades físicas ao ar livre. Orientações gerais à população incluem sair de áreas com incêndio, informar autoridades e evitar soltar balões ou acender fogueiras.
Eis os municípios afetados por incêndios em SP:
- Monte Alegre do Sul
- Alumínio
- Santo Antônio do Aracanguá
- Piracicaba
- Pontal
- Monte Azul Paulista
- Sertãozinho
- Torrinha
- Santo Antônio da Alegria
- Nova Granada
- Iacanga
- Taquarituba
- Coronel Macedo
- Ubarana
- Pompeia
- Boa Esperança do Sul
- Pitangueiras
- Salmourão
- Lucélia
- Poloni
- Dourado
- Sabino
- Jaú
- Pirapora do Bom Jesus
- Itápolis
- Itirapina
- Bernardino de Campos
- São Simão
- Presidente Epitácio
- Bebedouro
- Bananal
- São Luís do Paraitinga
- Ibitinga
- Tabatinga
- Brodowski
- Luís Antônio
- Pedregulho
- Tambaú
- Urupês
- Turiúba
- Arealva
- Pradópolis
- Altinópolis
- Paulo de Faria
- Águas da Prata
- Morro Agudo
- Batatais
- Barrinha