O líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara, deputado Felipe Carreras (PE), disse que o partido quer manter o controle do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Atualmente, a pasta está sob comando de Flávio Dino, que deixará o cargo para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal, se aprovado pelo Senado.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
O deputado socialista falou sobre o futuro do órgão nesta terça-feira, 28, durante coletiva de imprensa em Brasília. Na ocasião, Carreras disse que o partido pretende indicar o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, para assumir o comando da pasta.
“Vamos enviar uma carta ao presidente Lula com a reivindicação e a indicação do Cappelli”, disse Carreras. “Ele está fazendo um grande trabalho.”
Leia mais: “A lista dos senadores que jantaram com Flávio Dino”
Segundo o site Poder360, a divisão da pasta, a partir de eventual recriação do Ministério da Segurança Pública, está em discussão no Palácio do Planalto, embora o governo negue. Caso a separação ocorra, o PSB quer ficar no comando de uma das duas pastas.
Simone Tebet é cogitada para assumir a pasta
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), é cogitada por uma ala do Planalto para assumir o lugar de Dino. A ideia é dividir a pasta e privilegiar mulheres para o cargo.
Atualmente, o PSB conta com três de seus filiados na equipe ministerial. Além de Dino, o partido tem como ministro o vice-presidente Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte).