Senador da Rede justificou que Weintraub deve ser impedido por ser investigado no inquérito das fake news; ele vai assumir um cargo no Banco Mundial
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) proíba que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub saia do Brasil.
O pedido foi feito ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news. Para Contarato, Weintraub, por ser investigado naquele inquérito, deve ser proibido de sair do país.
Weintraub deve se mudar nos próximos dias para Washington, capital dos Estados Unidos. Ele vai assumir um posto no Banco Mundial por indicação do presidente Jair Bolsonaro.
Veja também: “Entenda as análises por trás da escolha do substituto de Weintraub”
“Ao comemorar a iminente mudança ao exterior, o senhor Abraham Weintruab, aparentemente se esqueceu de mencionar que ostenta a condição de investigado perante o Supremo Tribunal Federal, por potencial cometimento do crime de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário e ao Estado de Direito”,disse o senador no pedido encaminhado ao STF, como divulgado no site Congresso em Foco.
Contarato ainda pede que a Suprema Corte retire o passaporte de Abraham Weintruab pelo menos enquanto durar as investigações contra o ex-ministro do governo federal.
“Ante o exposto, diante da imprescindibilidade da continuidade das investigações sem interrupções, ao menos até que se conclua o presente inquérito, e diante da reiteração da conduta delitiva pelo investigado, requer a deferimento da imposição de medida coercitiva de proibição de saída do país, bem como decretação de busca e apreensão dos documentos de viagem”.
Sem saudades
Enquanto ficou no cargo, Weintruab teve uma relação conflituosa com o Congresso Nacional e com o Supremo Tribunal Federal.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cutucou o ex-ministro ao comentar a sua indicação para o Banco Mundial. “É porque não sabem que ele trabalhou no Banco Votorantim, que quebrou em 2009 e ele era um dos economistas do banco”, disse Maia.
Como divulgado pela Oeste, com exceção da base bolsonarista, os parlamentares comemoraram a saída do agora ex-ministro da Educação.
Este senador esquerdopata pegou a doença do essetêefe. Onde está a liberdade de ir e vir? Se me perguntassem qual dos dois poderes, se legislativo ou judiciário, é o pior, responderia sem pestanejar: A-M-B-O-S! Tudo uma m#$%& só.
Barros, muito obrigado por compartilhar a sua opinião com a Oeste!
O Nhonho/Botafogo deveria olhar para o próprio rabo antes de falar sobre o rabo dos outros. Melhor ter isod um dos economistas do falido Votorantim do que ser um dos corruptos da LavaJato.
Obrigado pelo seu comentário, Alberto!
Dá uma melancia para este Senador de b.
Obrigado por compartilhar a sua opinião com a gente, Dirceu!
Insanidade autoritária.
Agradecemos pelo seu comentário, Marcelo!
Esses esquerdistas não fazem nada pelo bem do povo nem com um empurraõ, mas para recorrer aos deuses do olimpo contra o governo agem como um leão. Ô gente que dá asco.
Marcos, muito obrigado por compartilhar a sua opinião com a Oeste!
Parece piada!
Em um País que permite condenado fazer turismo com dinheiro público pela Europa…
É vergonhoso mesmo!
Obrigado pelo seu comentário, Brasiliano!
Não duvidem que esse senador consiga isso. O nanopartido REDE está governando o país através dos ditadores togados.
Obrigado pelo seu comentário, Vicente!
Era só o que faltava para estes bandidos, quererem julgar e impedir um cidadão de bem ir trabalhar no exterior, porque acha que ele pode ter injuriado os abutres de toga.
Iramar, obrigado pelo seu comentário e por compartilhar a sua opinião com a Oeste!
Bem,se o Lula que e um bandido pode,o Weintruab também pode,já que o crime dele foi apenas discordar desse STF que para mim,vale menos do que o coco do cavalo do bandido!
Muito obrigado pelo seu comentário, Jussara!
Eita, INVEJA!!
Moro entrou gigante e saiu um nanico blogueiro. Abraham entrou pequeno, humilde e saiu gigante!
Bolsonaro quis honrar Valeixo, mas o “Morinho” impediu. A inveja mata, corrói e consome a alma da pessoa.
Agradecemos por compartilhar a sua opinião com a Oeste, Leila!
ditadura é assim mesmo e nem começou direito. Primeiro começa com a ditadura do judiciário, contra eles não se pode nem respirar o direito de livre manifestação .Agora o direito de ir e vir e quem sabe oq vem depois .Quem diria um senadorzinho mequetrefe pedindo para os ditadores de toga cercear o direito de ir e vir .Enquanto o 9 dedos viajava por toda a Europa metendo pau no bolsonaro e no brasil ,ai pode
Obrigado por compartilhar a sua opinião com a gente, Amilcar!