O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), agora é oficialmente pré-candidato do partido à Presidência da República. O tucano se inscreveu nas prévias da legenda nesta segunda-feira, 20, e negou que a agremiação esteja “rachada” em função da disputa interna.
Além de Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também é postulante à indicação do PSDB para o Palácio do Planalto. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (AM) e o senador Tasso Jereissati (CE) chegaram a apresentar seus nomes, mas podem desistir.
Leia mais: “PSDB do Paraná apoia Eduardo Leite na disputa pelo Planalto”
“Não há sensação de democracia, há exercício. Não há racha nem divisão do partido, mas uma disputa saudável. Será uma disputa sem fraturas. Foi assim em 2016, em 2018 e será assim em 2022”, afirmou Doria ao confirmar a pré-candidatura. “Esse processo democrático, só o PSDB está fazendo no país. Isso é respeito à democracia, respeito à dignidade e ao país.”
A confirmação da entrada de Doria na disputa tucana foi feita em Brasília. O governador de São Paulo deve receber o apoio do diretório do PSDB no Distrito Federal. Até o momento, ele já conta com a chancela dos diretórios de São Paulo, do Acre e do Pará.
Leia também: “Doria participa de aglomeração em evento pré-campanha para 2022”
Doria divulgou ainda uma carta aberta aos filiados do partido e se definiu como “filho das prévias”. O governador paulista também defendeu o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que governou o país entre 1995 e 2002 e já declarou apoio à sua pré-candidatura.
“Nos orgulhamos dos oito anos de governo FHC, da consolidação do Plano Real, da Lei de Responsabilidade Fiscal”, escreveu Doria no documento. “O nosso projeto de país baseia-se na pacificação nacional e em pilares sólidos: proteção aos mais vulneráveis, geração de empregos e distribuição de renda.”
As prévias do PSDB estão marcadas para o dia 21 de novembro.
Leia também: “Em derrota para Doria, PSDB de Minas quer Eduardo Leite na disputa pelo Planalto”
Porquê o Aécio Neves não entra nessa disputa? Não terão votos em MG.
Doria não tem votos por aqui, e esse governador do RS é esquisito prá caramba!.
Já deu Zema de balaiada, mesmo não sendo comemoração farroupilha ou maranhense.