O Projeto de Lei 2630/2020, apelidado forçosamente como “PL das Fake News”, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE), vem sendo chamado de “PL da Censura” não apenas por oponentes políticos, mas até por empresas de internet com confessado viés pró-esquerda.
O projeto de lei já ganhou até um site próprio para acompanhar os desdobramentos da oficialização da censura no Brasil, como não era vista nem na ditadura militar: o PL da Censura (https://www.pldacensura.com/).
Uma iniciativa louvável para defender o que é mais caro a um país e a um regime político que pretenda não ser chamado de ditadura: a liberdade de expressão, que nada tem a ver com disseminação de fake news, e sim com liberdade de expressão sem ser controlada por políticos.
O site mostra político por político, partido por partido, e os canais para cobrar parlamentares que ainda não se posicionaram. Com um clique é possível cobrar cada deputado.
Com o site, fica mais fácil ao eleitor mapear os parlamentares que querem impor a censura no Brasil e o controle político da informação e da mídia. Também é possível verificar quais parlamentares desejam ficar do lado da liberdade e da informação livre, sem o controle tirânico por políticos.
O site ainda demonstra que parlamentares de esquerda são majoritariamente favoráveis à censura, ainda que acusem todos os outros de ter algum apreço por “ditadura”, “golpe de Estado” ou “atos antidemocráticos”.
PL da Censura, do Controle e da Mordaça
O PL 2630/2020, que “institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”, tem tudo a ver com controle e censura, e nada a ver com “liberdade”, apesar do pomposo apelido de “PL das Fake News”.
A desculpa do Projeto de Lei seria “o fortalecimento do processo democrático por meio do combate à desinformação e do fomento à diversidade de informações na internet no Brasil” (sic).
Na prática, o “PL das Fake News” dá poder a políticos para chamarem qualquer coisa de “desinformação”, bastando para isso o auxílio de “verificadores de fatos independentes” (Art. 10, inciso I).
O temor das big techs é que sejam responsabilizadas por qualquer informação, reportagem, análise, post que um político considere “desinformação”.
Caso o PL da Censura passe, a internet no Brasil ficará irreconhecível, com políticos podendo censurar qualquer conteúdo que lhes desagrade, e usuário e donos de redes pagando multas e investigações jornalísticas preliminares sendo censuradas antes que sejam concluídas.
Até 24 de abril, a liberdade ainda ganha por 137 a 100 votos. O PL da Censura pode ser votado ainda nessa
Leia mais: “A história do escorpião petista”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 160 da Revista Oeste
Não acredito que essa porcaria vai passar, se isso acontecer meus amigos, já era, adeus eleições e o pais vai virar comunista mesmo, sem as informações da Internet ficamos todos analfabetos de informações verdadeiras, os caras vão colocar só porcaria para continuar no poder.
Existe uma razão para agora os aliados de Lula no CN quererem votar numa lei para legalizar a censura no Brasil.
O resumo é: eles precisam da censura, para continuarem dominando a narrativa política. Com a Internet livre de censura, a esquerda e a velha imprensa perderam o monopólio do discurso político.
Com a Internet Livre, a esquerda tem medo de Lula sofrer impeachment por causa do seu desgoverno. A única coisa boa que Lula fez em seus 100 dias iniciais foi aumentar impostos, diminuir os beneficiários do Bolsa Família, derrubar a BOVESPA, afastar os investidores e liberar invasões ilegais de fazendas, etc.
Esse PL é uma farsa. O nome dessa excrescência é LEI DA CENSURA. O país espera que não aconteça tamanho absurdo contra a liberdade de expressão. Esperamos que o parlamento esteja decidido e botar esse AUTORITARISMO encomendado pela velha mídia, no LIXO. Ou, devolva ao senador Alessandro Vieira (que decepção!) pra ele limpar a b….da.
Continuo…
PL encomendado pela velha mídia, pela ditadura do PT e do STF. Esse, o mais perigoso de todos os envolvidos.
Estou indignado com o Presidente da Câmara, Arthur Lira, por “sua participação” nesta proposta… Lamento muito..🙆🏾♂️🤦🏽♂️🤷🏾♂️💁🏾♂️😔🙏🏽🙇🏾♂️
Essa esquerdalha é o lixo do planeta. Querem poder e subjugar o povo. Merecem ser extirpados, de preferência da Terra.
Vamos cobrar em quem votamos…
Quem é que mais comete Fake News no Brasil ? Quem é o Rei da Mentira ? Tiranos deveriam aplicar a CENSURA a si mesmos e não àqueles que divergem de suas posturas e de seus feitos.
Esse placar não indica nada de bom.
Certamente a maioria de direita já se apressou a dizer que é a favor da liberdade.
Já tem 100 petralhas contra.
Agora imagina só os que tão na moita!
Assim como o Marco da Internet temos a nossa CF (apesar de ter sido rasgada pelo Supremo em picadinho ou feita de papel higiênico). Que a nação siga como está votando cada congressista, e quem for a favor da censura seja retirado da vida política.
Total liberdade de expressão.O Marco civil da internet já define muita coisa.
Vamos seguir a posição de um por um …
Foram deixando o monstro crescer, achando que seria normal o rouba mas faz, uma suprema corte com nomeados sem “cancha” para conseguir ser juiz federal, com mandato vitalício, sem poder ser contestado… Resta ao povo, QUANDO NÃO TIVER O QUE COMER, tentar uma saída: …
E o Brasil continua indo para traz, fora lula