Pular para o conteúdo
publicidade
Fábula do escorpião e o sapo | Ilustração: Montagem Revista Oeste/Shutterstock
Edição 160

A história do escorpião petista

Muita gente preferiu fingir que o PT não era o PT, que Lula não era Lula, só para se livrar de Bolsonaro. A narrativa de ameaça golpista e fascista seduziu alienados desatentos

Rodrigo Constantino
-

O que é pior: Lula e seu PT ou o sistema podre e carcomido que comanda o país desde sempre? Os radicais de esquerda ou os fisiológicos que só querem explorar nossos recursos? Os revolucionários corruptos ou os carrapatos que enxergam o Brasil como um imenso hospedeiro? Responder esta questão não é trivial.  

Afinal, estamos acostumados com o tal sistema podre, e, por puro pragmatismo e interesse próprio, os “donos do poder” querem manter a galinha dos ovos de ouro viva. Já os radicais petistas podem, com seu projeto ideológico, afundar de vez a nação, como acontece com a vizinha Argentina, elogiada pelo presidente. 

O PT aparece com sua carranca feia, sem muito esforço para ocultar sua essência radical, sua simpatia por ditaduras comunistas, seu intuito controlador que clama por censura. Já o sistema “tucano” surge como democrata, moderado, legalista, tudo isso só na aparência. O que é pior? O trombadinha sujo ou o traficante limpinho que entra em nossa casa como alguém civilizado? 

Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, em Brasília (17/3/2023) | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

“Quem espera que o diabo ande pelo mundo com chifres será facilmente sua presa”, alertara Schopenhauer. A serpente disfarçada pode oferecer mais perigo do que o monstro visível. Este nos desperta imediata reação, enquanto aquele vai nos enganando até o bote fatal. É a velha história do sapo escaldado cuja água foi aquecendo aos poucos. 

“Uma cobra mal morrida tem de aparecer de novo para que a matemos definitivamente”, diz o ditado. O deputado Marcel van Hattem usou essa ideia para argumentar que é preciso enterrar de vez o petismo. “Ao não aproveitar a chance que lhe foi dada de uma nova Presidência da República para unificar o país e lavar a própria biografia diante de toda a nação, Lula está passando sua vez no tabuleiro político ao outro lado do corredor novamente”, escreveu o parlamentar. 

O escorpião pica o sapo mesmo sabendo de sua estupidez suicida, pois não consegue negar sua natureza. “A julgar pelos cem dias passados, nem milhões de brasileiros insatisfeitos parecem abalar a convicção de Lula em trilhar o caminho do retrocesso, do ódio e do rancor”, aponta Marcel. Quem esperava um Mandela está assustado ao se deparar com Lula mesmo, cada vez mais raivoso. 

Os “tucanos de mercado” que fizeram o L estão com medo. Tudo piora bem rápido no país. Muita gente preferiu fingir que o PT não era o PT, que Lula não era Lula, só para se livrar de Bolsonaro. A narrativa de ameaça golpista e fascista seduziu alienados desatentos. Plantaram vento e agora colhem tempestade. Alimentaram o corvo que pretende arrancar seus olhos. 

Mas o sistema reage, e tem muita força. Os “pragmáticos” não vão simplesmente observar passivos a morte da galinha dos ovos de ouro. Não vão ficar de braços cruzados olhando o hospedeiro agonizar até a morte. Os parasitas dependem de sua sobrevivência, e esta está ameaçada pelo radicalismo petista uma vez mais. No passado, Dilma foi jogada para escanteio. A história não se repete, mas rima. 

Pensem numa Tabata Amaral da vida. Fala mansa, pose de moderada, capaz de enganar muito mais gente do que uma comunista como a Manuela D’Ávila. Mas isso faz dela alguém menos perigosa, por acaso?

Marcel van Hattem conclui com alguma esperança seu artigo, lembrando com os Provérbios que “a soberba precede a ruína”. Amém, diz o deputado liberal. E faço coro, com uma ressalva: a derrota pode ser do escorpião, mas a vitória pode não necessariamente ser do Brasil. Afinal, o sistema sabe o que faz e tem interesses distintos e distantes daqueles do povo brasileiro. 

Quando Eduardo Cunha liderou o impeachment de Dilma, virou o “malvado favorito” de muita gente boa. Mas Renan Calheiros, Sarney e companhia não representam o brasileiro trabalhador e honesto. A Globo, a Fiesp, os banqueiros “petistas”, os empreiteiros corruptos, essa turma toda que concentra enorme poder político não tem sua pauta alinhada àquela da nação, em que pese poderem divergir do petismo. Tiveram de fazer o L por falta de opção, e podem se livrar do escorpião petista se necessário, mas isso não garante nossa liberdade. 

Não vamos esquecer que foi em governos estaduais tucanos que vimos o maior grau de autoritarismo durante a pandemia, com até gôndolas de supermercado fechadas aleatoriamente. Não vamos ignorar que são os ministros supremos ligados aos tucanos que comandam os inquéritos ilegais e arbitrários para perseguir a direita. Os comunistas assustam, com razão, mas os globalistas também deveriam assustar, e muito. Talvez até mais, por serem mais moderados na aparência. 

Eduardo Cunha
Eduardo Cunha | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pensem numa Tabata Amaral da vida. Fala mansa, pose de moderada, capaz de enganar muito mais gente do que uma comunista como a Manuela D’Ávila. Mas isso faz dela alguém menos perigosa, por acaso? Suas concessões ao mercado e suas críticas pontuais às tiranias comunistas podem iludir os desatentos, mas Tabata fez o L, admira a história do PT e vai para China com Lula toda contente. Já deu sinais de autoritarismo várias vezes, conseguiu a demissão de um humorista, e, se tivesse mais poder, certamente partiria para a censura ampla aos direitistas. Tudo em nome da democracia, claro.  

O “fascismo do bem” tende a ser mais temerário do que o comunismo escancarado, pois os ungidos não demonstram qualquer crise de consciência durante o processo de eliminar adversários, já que se enxergam como libertadores iluminados. Partindo da premissa de que todos de direita são “extremistas” e “golpistas”, essa turma com perfil tucano avança rumo ao totalitarismo. 

O teatro das tesouras consiste na falsa disputa entre petistas e tucanos, entre esquerda radical e esquerda “fofa”. Compreender que o tucanato que fez o L pode até considerar Lula descartável, mas que representa ameaça tão nefasta quanto o petismo é crucial para o futuro do Brasil. Não foi a turma petista, afinal, que numa canetada censurou minhas redes sociais, congelou minhas contas bancárias e cancelou meu passaporte, tudo isso sem qualquer indício de crime cometido.  

Tabata Amaral Cassação Nikolas
Tabata Amaral | Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Leia também “A esquerda latinizou a América”

33 comentários
  1. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Parabéns Constantino. Os canalhas disfarçados são os mais perigosos. Infelizmente ainda viveremos muitos anos como atrasados em um País de vastos recursos e um povo trabalhador. Enganam e continuam enganando com migalhas e os mesmos se locupletando no poder.

  2. L. C. Baldu
    L. C. Baldu

    Parabéns Consta, só agora pude ler este texto, como sempre impecável, pena que a JP demitiu vc e tantos outros que para nós, do bem, nos mostravam o caminho dessa corja, mas infelizmente , a retórica de que ”tudo pela ”democracia” venceu…e sabe-se lá como vai acabar…só espero que não precisemos comer nosso pets para que alguns imbecis de plantão acordem…

  3. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    Constantino, vivemos no país do faz de contas!

  4. rubens alves de campos
    rubens alves de campos

    Tabata deveria ser apenas e tão somente a mãe dos “tabitinhos” né!?

  5. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    Constantino, excelente analise, como sempre muito inteligente.
    E agora… Uma pequena AMOSTRA dos Governos anteriores do Lula.
    1. Caso Pinheiro Landim
    2. Caso Celso Daniel
    3. Caso Toninho do PT
    4. Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
    5. Escândalo do Proprinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha )
    6. CPI do Banestado
    7. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
    8. Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
    9. Privatização das Estatais no Primeiro Ano do Governo Lula
    10. Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
    11. Irregularidades do Fome Zero
    12. Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
    13. Escândalo do Ministério do Trabalho
    14. Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
    15. Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Pan-americanos)
    16. Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queiroz)
    17. Operação Anaconda
    18. Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
    19. Caso José Eduardo Dutra
    20. Escândalo dos Frangos (em Roraima)
    21. Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
    22. Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
    23. Expulsão dos Políticos do PT
    24. Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
    25. Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
    26. Escândalo da ONG Ágora
    27. Escândalo dos Copos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
    28. Caso Henrique Meirelles
    29. Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
    30. Caso Cássio Caseb
    31. Caso Kroll
    32. Conselho Federal de Jornalismo
    33. Escândalo dos Vampiros
    34. Escândalo das Fotos de Herzog
    35. Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
    36. Escândalo do PTB (Oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado)
    37. Caso Antônio Celso Cipriani
    38. Irregularidades na Bolsa-Escola
    39. Caso Flamarion Portela
    40. Irregularidades na Bolsa-Família
    41. Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência
    42. Irregularidades do Programa Restaurante Popular (Projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
    43. Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
    44. Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
    45. Escândalo do IRB
    46. Escândalo da Novadata
    47. Escândalo da Usina de Itaipu
    48. Escândalo das Furnas
    49. Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
    50. Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
    51. Escândalo da Secom
    52. Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
    53. Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
    54. Escândalo da CPEM
    55. Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
    56. Caso Marka/FonteCindam
    57. Escândalo dos Dólares na Cueca
    58. Escândalo do Banco Santos
    59. Escândalo Daniel Dantas – Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
    60. Escândalo da Interbrazil
    61. Caso Toninho da Barcelona
    62. Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
    63. Caso dos Dólares de Cuba
    64. Doação de Roupas da Lu Alckmin
    65. Doação de Terninhos de Marísa da Silva
    66. Escândalo da Nossa Caixa
    67. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
    68. Escândalo das Cartilhas do PT
    69. Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
    70. Escândalo do Proer
    71. Escândalo dos Fundos de Pensão
    72. Escândalo dos Grampos na Abin
    73. Escândalo do Foro de São Paulo
    74. Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
    75. Escândalo do Mensalinho
    76. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
    77. 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin ( em São Paulo )
    78. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
    79. Crise da Varig
    80. Escândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
    81. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
    82. CPI da Imigração Ilegal
    83. CPI do Tráfico de Armas
    84. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC
    85. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST
    86. Operação Confraria
    87. Operação Dominó
    88. Operação Saúva
    89. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
    90. Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
    91. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
    92. Escândalo dos Grampos no TSE
    93. Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)
    94. ONG Unitrabalho
    95. Escândalo da Renascer em Cristo
    96. CPI das ONGs
    97. Operação Testamento
    98. CPI do Apagão Aéreo ( Câmara dos Deputados)
    99. Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão )
    100. Operação Navalha
    101. Operação Xeque-Mate
    102. Escândalo da Venda da Varig

    1. rubens alves de campos
      rubens alves de campos

      Cara Claudionor: Esquecestes do primeiro marido da Marisa Letícia, assassinado, para que o Lula casasse com ela…. Coisa estranha né!?

    2. ROGÉRIO B C FUNFAS
      ROGÉRIO B C FUNFAS

      Qual seria o próximo?
      Quiçá A QUEDA!

  6. PEDRO LUIZ REIS BORDINI
    PEDRO LUIZ REIS BORDINI

    Muito oportuno lembrar que, se já vemos uma luz no fim do túnel em relação à Lula, o reserva imediato à posição é mais daquilo mesmo que o país padece desde sempre. Os mamões das inesgotáveis tetas do erário público. O que os despertos da letargia política pelos últimos acontecimentos, e somos muitos, queremos, é uma faxina, um restart. Sabemos do enorme potencial do Brasil, e estamos empenhados em trazê-lo à tona. Para nossos filhos e netos.
    Um abraço Costantino.

  7. José Humberto Pereira Júnior
    José Humberto Pereira Júnior

    Excelente. O texto chama atenção para uma situação de perigo iminente e ainda maior que esta que estamos vivendo.

  8. Eronilde Santos
    Eronilde Santos

    Constantino como sempre, inteligente, cirúrgico, análise maravilhosa. Parabéns. Amo seus textos.

  9. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Comparo a Tabata Amaral a Simone Tebet. Mesma carinha de engana besta.

  10. D.P.
    D.P.

    Tabata é engana besta. Vozinha mansa igual a de Dirceu. O velho fez história trágica. Só não foi revelado mais porque se calou no Tribunal. Porém o PT e companheirada (teatro das tesouras) é estrume para encher carretas. Bem sabe o ABC paulista (vide declaração da Senadora Mara Gabrilli). Trata-se de uma verdadeira facção. Não adianta virem tapar o sol com a peneira.

    1. D.P.
      D.P.

      Enquanto Soros (o globalista -capitalista só pra ele/comedor de baratas) alimentar a porcalhada, salve-se quem puder.

  11. Route 66
    Route 66

    “A narrativa de ameaça golpista e fascista seduziu alienados desatentos…”. Qualquer um com dois neurônios já sabia da incompetência e defeitos crônicos do Lula. Pra mim o principal motivo dos tucanos apoiarem Lula é o ciúme e inveja da popularidade e personalidade do Capitão, isso doía demais na alma desses canalhas.

  12. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Parabéns Constantino.
    Ou voltamos pras ruas com força total ou iremos sucumbir. Quando for tarde, não adiantará chorar pelo leite derramado. Já teremos perdido nossa liberdade e dignidade.

  13. JHONATAN SURDINI
    JHONATAN SURDINI

    Consta!! Perfeita análise! fiquemos atentos!

  14. Valesca Frois Nassif
    Valesca Frois Nassif

    Coberto de razão, Constantino! Excelente texto! Parabéns!

  15. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Constantino, vivemos um processo de exceção.
    Constituição rasgada, direitos individuais jogados na vala e um governante que teve a audácia de declarar que está aí para se vingar.
    Pelo que vivemos de 2018/2022 com todas as adversidades e perseguições e considerando a situação atual da Europa e USA, poríamos estar surfando a melhor onda neste país que caminhava a passos largos a um lugar pujante no mundo.
    O Brasil pagará um preço enorme por esse retrocesso.

  16. Rosangela J . Dias
    Rosangela J . Dias

    Cartazes ao ar livre espalhados pelos bairros mais pobres e entrada de cidades com dizeres, por examplo: ” O perdão presidencial é ato privativo e absoluto do Presidente da República, que anula completamente a pretensão punitiva do Estado, todavia, é inaplicável nos casos de crimes hediondos ou a estes equiparados, máxime, aos delitos contra a vida, a dignidade sexual e a integridade física, como no caso da tortura que, inclusivel, é um crime imprescritivel.” Absurdo a prisão do Daniel Silveira!

  17. Leonardo Augusto Andrade
    Leonardo Augusto Andrade

    Perfeito, Rodrigo, essa tragedia jamais aconteceria se apenas os petistas tivessem feito o L. Agora fingem-se de arrependidos, mas é apenas cinismo. Diante de um novo chamado à decisão, farão novamente a escolha errada. Triste Brasil!

  18. Oldair Dorigon Bianco
    Oldair Dorigon Bianco

    Gente gente… bobinhos… o capo de toda essa corja limpinha é o bençola… é o luladrão meio que tem ele na mão…

  19. Marcio Fernandes Calmezini
    Marcio Fernandes Calmezini

    Constantino….sempre implacável….. Parabéns !!

  20. JOSÉ EDUARDO OLIVEIRA DE LIMA
    JOSÉ EDUARDO OLIVEIRA DE LIMA

    A eleição para algumas pessoas foi como olhar para um prato de beterraba e um prato de fezes e dizer… mas eu não gosto de beterraba. Fazuele

  21. Alexandre Paiva
    Alexandre Paiva

    PERDEMOS A CHANCE. O NOJINHO ESTÉTICO DE ALGUNS( INCLUSIVE DE LEITORES DA OESTE- VIDE OUTROS COMENTÁRIOS) ALIADO AO QI DE CHIMPANZE DA MAIORIA, LEVA A UMA CONCLUSÃO SIMPLES. QUEM TIVER MAIS QUE 50BANOS COM FILHOS SAIAM DO BRASIL E FAÇAM SUA VIDA EM OUTRO PAÍS. NÃO TEREMISCTEMPO DE VER QUALQUER MELHORA.

    1. Renato Perim
      Renato Perim

      Alexandre, seu comentário serve perfeitamente pra dois comentaristas daqui: Sérgio Tadeu e José Carlos logo abaixo. Concordo plenamente com você.

  22. Alem Alberto Chedid
    Alem Alberto Chedid

    É isso aí. Vejam a cara e a postura de bonzinho do implantador de cabelos com dinheiro público. Parece um santo! O Sauro todo irrepreensível afundou ainda mais o Maranhão atolado pelo beato Sir Ney. O Barbalho pelo menos tem cara de Mefistófeles não tem como disfarçar. Povo brasileiro Constantino? Não existe! Lima Barreto acertou na mosca quando disse que o brazil não tem povo, tem público.

  23. Sergio Tadeu Medina 22
    Sergio Tadeu Medina 22

    Culpado maior pelo ressurgimento dessa praga petista foi Bolsonaro, que sempre declarou que preferia Lula como adversário ao mesmo que brigava com os covis poderosos do lulismo. Deixo de citar aqueles encravados no serviço público, os quais não soube dissolver e em alguns fingiu não ver. Fora do serviço público o lixo de determinadas mídias jornalística e alguns conglomerados financeiros e empreiteiros.

  24. Jose Carlos Rodrigues Da Silva
    Jose Carlos Rodrigues Da Silva

    Infelizmente é uma ladainha o que vc escreve, repetir isso em vários comentários, que vc foi cancelado e suas contas foi bloqueada, pô é triste, mas vc tem que saber que vcs contribuiram para isso tudo, muitos comentários que não agradava nem o pessoal de direita, muitas besteiras, muitas convicçãos que não serviram de nada, vejo como Bolsonaro falava besteira instigado por vcs, até perder a eleição, difícil meu amigo, agora é aguentar a turma que foi descondenada.

  25. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    E nossos bundões fardados continuan lustrando as botas do ladrão com a lingua

  26. Mara Nadia Jorge Mattos
    Mara Nadia Jorge Mattos

    Consta colocações perfeitas. A turma irresponsável do nojinho, trouxe o traste do Lula e sua quadrilha desqualificada p enterrar de vez o país. Socialismo ou seja, povo cada vez mais miserável.

  27. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    Perfeito, tudo voltando ao normal. O projeto do Brasil fica depois.

  28. Maurílio Ferreira
    Maurílio Ferreira

    Constantino, como sempre, com sua visão clara, e didática, da política esquerdopata brasileira. Só faltou fazer uma conexão do atual governo, e também do PSDB, com o narcotráfico e o crime organizado em geral, que mantêm sua participação nos destinos do país através dos políticos esquerdistas, dos governantes corruptos, e dos juízes parceiros, a começar pelos do STF.

  29. Noone
    Noone

    inclusive tenho notado uma apreoximação ou infltração do psdb em pautas dos bolsonaristas… zema venho ao rio grande do sul tentar uma aliança com eduardo leite, que é o tiranete psdbista que fechou gondolas de supermercados para as pessoas não ficarem tempo demais lá dentro…

Anterior:
Jair Bolsonaro: ‘Lula é um presidente sem povo’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 206
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.