Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), nesta terça-feira, 4.
A Corte entendeu que Moro cometeu crime de calúnia contra o decano do STF, Gilmar Mendes. Durante uma festa, em 2022, Moro, que ainda não era parlamentar, sugeriu que o juiz do STF vende sentenças.
O voto vencedor foi da relatora do caso, Cármen Lúcia.
PGR apresentou denúncia contra Sergio Moro
A denúncia foi apresentada pela então vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, na gestão de Augusto Aras na PGR.
Conforme Araújo, Moro cometeu crime de calúnia contra o ministro do STF ao sugerir que Gilmar pratica corrupção passiva.
Dessa forma, a vice-PGR pediu a perda do mandato do senador, caso a condenação passe de quatro anos de prisão.
“O senador Sergio Moro sempre se pronunciou de forma respeitosa em relação ao STF e seus ministros, mesmo quando provocado ou contrariado”, informou a defesa de Moro à época. “Jamais agiu com intenção de ofender ninguém e repudia a denúncia apresentada de forma açodada pela PGR, sem base e sem sequer ouvir previamente o senador.”
Leia também: “‘Todes, ‘menines’ e o STF”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 218 da Revista Oeste
No Brasil da Piada, até piada vira crime quando envolve o STF.
Deviam aproveitar a deixa e provar de verdade que ele é um corrupto , basta investigar suas finanças de 15 anos atrás até o presente momento.Só bastaria vontade política para isto e acabar com todas as celeumas ou provocar mais descobertas sobre todos eles.
essa é a verdadeira razão para não terem cassado o Moro, vai ser um senador com a cabeça na guilhotina até o final do mandato.
Chega a ser vergonhoso esse descaramento da PGR na perseguição de políticos de direita ou centro-direita. Se criticar alguém do supremo resultar em processo, será preciso instaurar milhões de processos em nosso País e fora dele. Basta olhar por 10 minutos as redes sociais. E quando algum ministro do supremo perde a compostura, não caberia instaurar processo (tipo “perdeu mané”, “nós elegemos o lulla” e outras) ?
muito pior que isso, falou o ministro Joaquim Barbosa. Acusou Gilmar Mendes de manter capangas, no Mato Grosso. Entre outras coisas piores.
Quantas calúnias ditas por senadores, deputados e ministros são ditas todos os dias ?
Quando for dizer que qualquer um deles vende sentenças ou influência, use a expressão em latim, diga: Gilmar Mendes faz um Quid Pro Quo. Os estupidos não conseguem entender.
E não é mentira que Gilmar vende sentenças. Foi comprovado mas não foi levado avante como tudo no Brasil. Demos poucos paços para nos tornarmos um País sério. Até nossas Forças Armadas foram ridicularizados pelos Chineses, a pior força armada do mundo na fala dos Chineses.
Gilmar Mendes é aquele ministro q disse em vídeo, q o PT era uma cleptcracia, esse mesmo?
Bem Lembrado Jocelio!!!
E as calúnias ditas por Gilmar? Pode?