O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu em um processo movido pela parlamentar Tabata Amaral (PSB-SP). A congressista acusa o colega de “difamação”, em virtude de comentários de Bolsonaro sobre um projeto de lei que trata da distribuição de absorventes íntimos. Na sexta-feira 3, por seis votos a cinco, a Corte acolheu um recurso da socialista.
Em maio do ano passado, o ministro Dias Toffoli rejeitou uma queixa-crime de Tabata e argumentou que as declarações de Bolsonaro sobre a colega tinham relação com o debate político, acobertadas pela imunidade parlamentar.
Na votação do recurso da socialista, Toffoli manteve o voto, mas cinco juízes do STF seguiram o voto divergente de Alexandre de Moraes, que tinha pedido mais prazo para analisar o recurso de Tabata.
No Twitter, o deputado declarou que a proposta parecia querer atender a um suposto lobby do empresário Jorge Paulo Lemann, citado por Eduardo Bolsonaro como mentor e patrocinador de Tabata. Segundo Bolsonaro, o bilionário é dono de uma fabricante de produtos de higiene.
Para Moraes, com a publicação, o deputado “extrapolou da sua imunidade parlamentar para proferir declarações abertamente misóginas e em descompasso com os princípios consagrados na Constituição Federal, cuja ilicitude deverá ser devidamente apreciada por esta Suprema Corte”. O ministro, no entanto, não menciona de que forma a declaração teria manifestado ódio às mulheres.
Seguiram o voto de Moraes Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber, que desempatou o julgamento. Votaram com Toffoli, pela rejeição da queixa-crime, Ricardo Lewandowski, André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques.
Eduardo Bolsonaro ainda pode recorrer. Se a decisão for mantida, o STF deve começar a fase de produção de provas da ação penal por difamação.
Relacionadas
Pra mim um debate normal…, mas, e a tal imunidade parlamentar escrita na Carta Magna?
Ahhhh, que surpresa !!!
Alexandre de Moraes e alguns de seus pares deveria ser preso por suas Inconstitucionalidades, mas os Melancias arregaram e agora tudo que a esquerda faz tem a aprovação dos SemiDeuses.
O mais importante o STF deixa de julgar e é de propósito. A malandragem para que o governo compre absorvenes para distribuição aonde a vendedora é uma empresa que financia políticos. O STF deveria mandar investigar a Tabata e seu projeto, pois pode envolver até mesmo corrupção e facilidades de uma empresa junto ao governo em detrimento de concorrência leal. O Senador, por sua vez, deveria entrar no STF com uma denúncia sob a alegação que a colega não apresentou detalhes importantes do projeto. Como será feita a compra, por leilão? Que tipo de absorvente? Existem mais de 20 tipos e umas 30 marcas. Qual o tipo e marca que as mulheres aceitam mais? Elas não foram avisadas e nem deram palpite. Ou serão obrigadas a usar o que é dado sem que tenha possibilidades de escolha? Existem mulheres pobres todo mundo sabe, mas o importante é garantir educação e emprego bom para que tenham renda para compras íntimas e particulares. Eu seria a favor se a Tabata explicasse também quanto seria necessário em valores e se as empresas estrangeiras poderiam concorrer e de onde saíria o dinheiro para tal projeto? Existem vários tipos e de variados preços com diferenças até de 100% entre um e outro. Algumas mulheres detestam uma determinada marca por diferentes motivos. Quais regiões são mais necessitadas? São jovens? Estão empregadas? O marqueting de uma empresa vencedora de concorrência não afetaria o mercado sério? Ao final, que bom se os políticos apresentassem uma lista desses produtos, com suas variações e marcas incluindo preços…
🤡
se o bandinho11 foi contra é porque ele está correto!
Crime de misoginia é forçar a barra demais! Meu Deus, onde vão chegar com essa canalhice!
Passados 4 anos o Eduardo ainda não entendeu que os caras do judiciário atendem a tudo que os esquerdinhas questionam, já passou da hora de fazer a mesma coisa contra oque os caras da esquerda fazem e dizem. Se não os togados não atenderem da mesma forma, vai ficar claramente provado o posicionamento parcial e político do STF.
A perseguição continua…
Acho q um pen drive ajuda ele nessa
Não é essa que através do pai, tem patrocinado viagens e estadia de ministros do STF nos EUA?? Tá explicado então!!!
Leiam bem este parágrafo e vejam se não parece com a Carmem Lúcia votando. Bem do tipo “é crime, mas nos próximos meses, não será crime”
Para Moraes, com a publicação, o deputado “extrapolou da sua imunidade parlamentar para proferir declarações abertamente misóginas e em descompasso com os princípios consagrados na Constituição Federal, cuja ilicitude deverá ser devidamente apreciada por esta Suprema Corte”. O ministro, no entanto, não menciona de que forma a declaração teria manifestado ódio às mulheres.
E precisa? Basta ter um minimo de conhecimento da lingua portuguesa ou mesmo acompanhar as falas do nobre deputado.
Alias, cobre do autor do texto que inocentemente esqueceu de fazer a materia completa.
Conhecido como O Vermelho.
“Maioria” no STF só tem um sentido: bandidagem.
O STF atendeu a Tábata? Conta outra!
BOICOTEM a P&G , cervejas AmBev, lojas americanas.
E os vinhos da Aurora, Salton e outras que se utilizaram de trabalho escravo. Conto com vc Selma, a rainha do boicote.
E os vinhos da Aurora, Salton e outras que se utilizaram de
com vc Selma, a rainha do boicote.
A corte atendeu seus interesses e benesses afinal a afilhada do homem mais rico do país, financiador de causas GLOBALISTAS ,a mesma do Supremo , Jorge Paulo Lemman o financiador de eventos internacionais( “como acabar como acabar com um presidente “) e dos ministros , já foi perdoado em seu rombo milionário com as lojas americanas ,agora não poderia deixar sua pupila na mão ,a bonitinha e ordinária tem bala na agulha .
Meu comentário sobre o caso e o stf…. pum
Esse careca de moraes só faz vergonha a nação de bem brasileira
Esse careca enfrentou as ameacas do ex presidente e sua corja com coragem e determinacao garantindo a preservacao da democracia no Brasil. Eduardo Bolsonaro gosta de atacar mulheres, um verdadeiro idiota que tem uma carreira legislativa mediocre seguindo os passos do pai como deputado.
Qual a novidade , o sistema é bruto e se não for cumparsa é eliminado a principio na mídia e depois com processos sem precedentes do mínimo de respeito aos direitos . Parabéns Chinabrasil
Quem vai parar esse maluco do do Xandão? Ele se autodeclarou a lei máxima do país.
O povo , que detém o poder real .
Vai lá e fala isso para os manifestantes presos há mais de 60 dias após o 8 de janeiro.
Nao era seu idolo?