O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar o julgamento de uma denúncia contra Roberto Jefferson, ex-presidente nacional do PTB, na quarta-feira 17. Ele é acusado de calúnia, homofobia e incitação de dano ao patrimônio público. A queixa foi prestada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em fevereiro, a Corte formou maioria parar tornar réu o ex-parlamentar. Contudo, um pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Nunes Marques suspendeu o julgamento e adiou a decisão do STF sobre o caso.
No documento, a PGR lista sete declarações que supostamente infringiram dispositivos do Código Penal e da Lei de Segurança Nacional. Desde janeiro deste ano, Jefferson cumpre prisão domiciliar, depois de ficar quatro meses na penitenciária de Bangu (RJ). Enquadrado em um inquérito do STF, Jefferson supostamente integrava uma “quadrilha digital”.
A Corte já tem maioria para condenar o ex-deputado. Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia seguiram o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, cuja argumentação sustentou que Jefferson praticou “atos antidemocráticos” contra o Estado de Direito.
Relacionadas
Denúncia contra Jefferson
Segundo a PGR, ele ‘’incentivou o povo brasileiro a invadir a sede do Senado e a praticar vias de fato contra senadores”. O ex-deputado teria o intuito de “impedir o livre exercício do Poder Legislativo”. A PGR também acusa o ex-deputado de tentar incentivar “o povo brasileiro a destruir, com emprego de substância explosiva, o prédio do Tribunal Superior Eleitoral”. Jefferson teria atacado pessoas LGBT por supostamente compará-las a traficantes.
Leia também: “A última entrevista com Roberto Jefferson”, publicada na Edição 73 da Revista Oeste
da nojo escutando e ver esses Caras do Mal de Advocacia Geral dos Criminosos de todos os Cores e Amigos Políticos nojentos Corruptos… um STF tudo ACOVARDADO e CORRUMPITO , perdeu tudo Credibilidade para ficar Guardião de Constituição Federal 🤬 eles pode tudo – fazendo Crimis de Responsabilidade e Crimis Abuso de Autoridade , Obstrução de Justiça em Brasil com Decisões contra Constituição Federal e Leis em Vigor – eles Instalando uma Organização Criminoso dentro do STF 🤬 pegando Povo Brasileiro inteiro de Refém , com Decisões e Declarações absolutamente INCONSTITUCIONAL
e ILEGAL- esses Vagabundos nojentos mostrando Cara de Verdade agora 🤬 quem vai parar esses Togados fora de Controle – para Povo Brasileiro ficando so uma Resolução – Impeachment desses Ministros 🤬 Eles quero Destruir esses Jove Democracia e Pátria de Brasil #ForaSTF
E o Lula, quando vai ser julgado pelos mesmos crimes? Já estamos assistindo as invasões do MST e agora do MTST. Pacheco, mostre que você é brasileiro e não teme o julgamento dos seus casos no STF porque vc confia que não fez nada de errado, senão não o teria feito. Mas agora ao não pautar os pedidos de impedimeento dos yoctostros do STF, vc estará fazendo algo muito errado: frustrando a expectativa de milhões de brasilerios patriotas.
Cala a boca em alta.
Mais um perseguido pela ditadura da “justiça suprema”,pelos deuses do olimpo em Brasília.
Iluministros… que vergonha! Esses não-crimes que acusam o Robert nem deveriam passar da primeira estância. (Ah mas ele xingou minha mãe, ui, ui…)
Estamos com você, Robertão. Volte logo. Já estamos com saudade.
UM PRESO POLITICO EM UM PAÍS “DEMOCRATICO”
Pode falar o que quiser, mas eu sou fã do Bob Jeff. Sujeito corajoso, valente, não se verga, não se submete a bandidos do STF. Pra ele eu tiro meu chapéu.
Tempos sombrios: julgamentos dos integrantes do judiciário nem pensar.
Vida longa para Robert o Jefferson!
Cidadão está preso antes de ter sido julgado, enquanto outro julgado e condenado em 3 instâncias está livre e concorrendo ao cargo de presidente.