O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na última segunda-feira, 11, para absolver o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), ex-líder do partido na Câmara dos Deputados. O caso em questão envolve denúncia em âmbito da Operação Lava Jato.
Eduardo da Fonte já conta com seis votos favoráveis entre os 11 ministros do tribunal. O julgamento se dá pelo plenário virtual do Supremo, em que os ministros registram os posicionamentos sem que haja uma sessão para a leitura individual.
Na segunda-feira, a ministra Carmén Lúcia acompanhou o relator Edson Fachin e ratificou a maioria no STF. Antes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Rosa Weber e Gilmar Mendes já haviam votado favoravelmente pela absolvição do deputado.
O julgamento pelo plenário virtual do STF vai até o dia 20 de abril. Até esse prazo, os ministros podem reverter a maioria, mudando de posicionamento, ou então pedindo vista — ou seja, solicitando mais tempo pra analisar a questão em apreciação.
A denúncia
Eduardo da Fonte foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter, supostamente, solicitado e recebido vantagem indevida do grupo UTC Engenharia S/A, com o objetivo de favorecer a empreiteira em contratos.
A denúncia da PGR está embasada no acordo de colaboração premiada de Ricardo Pessoa, dono da UTC, dentro das investigações da Lava Jato.
O ex-líder do PP teria recebido R$ 300 mil, parte em dinheiro vivo e outro montante por meio de doações oficiais feitas pela empreiteira ao diretório do PP.
Segundo a PGR, os atos ilícitos teriam acontecido entre 2009 e 2010. Eduardo da Fonte ingressou na Câmara dos Deputados em 2006 e segue na casa até hoje.
Agora voces entendem porque o Impeachment do STF não é aprovado já todos querem aprovar a lei das fakes! é através dessas trocas!
STF, O MAIOR CÂNCER DO BRASIL.
Atenção povo! Parem de fazer o stf perder tempo! Todos os julgamentos de corrupção serão anulados. Certeza absoluta! Se estão mandando devolver a cocaína apreendida em 2011, como um réles deputadozinho ganhou dindin indevidamente? Mentira da PGR! Fizeram pegadinha com o stf…..
ptstf
Eduardo da Fonte… Sobrenome que cai muito bem para um corrupto. A fonte secou, por isso a sua absolvição? Não se preocupe Dudú, a fonte há de jorrar novamente, ponha fé na eleição do Molusco que vai dar tudo certo!
Esse stf só tem uma finalidade, soltar criminosos, corruptos… O stf é a corte em prol dos bandidos, um lixo que o povo brasileiro é obrigado a sustentar com os extorsivos impostos que pagamos… até quando essa aberração irá existir?
E a limpeza dos corruptos segue a pleno vapor no STF. Delação premiada n vale nada, só mensagens hackeadas tem credibilidade.