O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta sexta-feira, 24, cinco presos do 8 de janeiro. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, pediu 17 anos de cadeia para todos. Em virtude de divergências, contudo, as penas ainda não foram fixadas.
Trata-se do sexto “lote” de pessoas em julgamento pela Corte, que começou a analisá-lo em sessão virtual em 17 de novembro. No formato, não há debate entre os ministros tampouco a presença de advogados. O voto é inserido no sistema.
Conforme a maioria dos ministros do STF, os seguintes nomes serão condenados por supostamente integrarem o núcleo de “executores” dos atos do 8 de janeiro:
- Ana Paula Neubaner Rodrigues, 35 anos, confeiteira;
- Angelo Sotero de Lima, 48 anos, músico;
- Alethea Verusca Soares, 49 anos, cabeleireira;
- Rosely Pereira Monteiro, 54 anos, cozinheira;
- Eduardo Zeferino Englert, 42 anos, empresário.
Todos são acusados de praticar abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
STF solta presos do 8 de janeiro
Moraes soltou mais cedo o oitavo preso do 8 de janeiro, Geraldo Filipe da Silva. Na segunda-feira, a Procuradoria-Geral da República pediu que Silva e outros detentos fossem libertos.
Os presos no 8 de janeiro pelas decisões do STF terão de cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana e proibição de utilizar redes sociais e de se comunicar com outros investigados.
Leia também: “Morte anunciada”, reportagem publicada na Edição 192 da Revista Oeste
Realmente, a SUPREMA CORTE (ou seria melhor chamar CORJA?) BRASILEIRA é única no mundo. Os juízes (sic) opinam fora dos autos, dão entrevistas sobre o que ainda vai ser julgado, criam processos secretos, julgam por lotes de “réus”, define sentença sem que tenha sequer havido acusação formal e específica contra os mesmos. e por ai vai. Agora, dois desses juízes se manifestam para afirmar que a corte não tem covardes. Pessoalmente, tenho minhas dúvidas. Desafio qualquer um desses babacas a sair na rua sem os guarda-costas que nós pagamos com nosso dinheiro. Manda o Gilmar, o Barroso, o Tofolli, o Fachin, o Moraes saírem na rua. Não irão porque sabem o que vai acontecer. Isso chama-se COVARDIA, portanto a corte tem covardes. E por ser única no mundo, agora também tem até um ASSASSINO como membro……
Quem vai continuar deixando isso acontecer? Nós temos que lutar pela vida dessas pessoas inocentes. Não podemos esmorecer. Vamos manifestar e continuar o nosso repúdio.
Continua a ditadura agindo e o frou olhando
“Especialistes” dizem que nas filmagens foi possível identificar pessoas “portando” algodões-doces! E como todos sabem o palito desta guloseima pode ser uma arma mortal. Sinceramente, não vejo outra explicação para a acusação de “associação criminosa ARMADA”!