publicidade
Política

STF mantém prisão de integrante do PCC que planejava matar Moro

Justiça rejeita pedido de habeas corpus protocolado em defesa do criminoso

STF
STF rejeitou habeas corpus que beneficiava criminoso | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Nesta semana, a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia manteve uma ordem de prisão preventiva contra um dos integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) suspeito de planejar a morte do senador Sergio Moro.

O STF rejeitou um habeas corpus que havia sido protocolado em Brasília em defesa de Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan, conhecido como “El Sid”. A ministra decidiu manter um mandado de prisão preventiva protocolado no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o criminoso em decorrência de uma tentativa de matar a tiros cinco policiais militares, em 2014.

Receba nossas atualizações

“El Sid” está foragido desde o dia 26 de agosto de 2022, quando obteve permissão para deixar a cadeia depois de aderir à progressão de regime por outro crime pelo qual respondia. Porém, dias antes, uma nova prisão preventiva contra ele, pela tentativa de homicídio contra PMs, havia sido decretada. O criminoso foi posto em liberdade antes de cumprir a sentença — e desapareceu.

aposentadoria ex-governadores
Cármen Lúcia rejeitou habeas corpus que beneficiava criminoso | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Integrante do PCC que tentou sequestrar Moro apela ao STF

O advogado de “El Sid” havia tentado derrubar a prisão do criminoso no STJ, antes de apelar ao STF. Porém, a ministra Daniela Teixeira negou o pedido. Já Cármen Lúcia considerou que o suspeito está foragido e concluiu não haver “constrangimento ilegal” na prisão dele, rejeitando o habeas corpus contra a decisão de Teixeira.

“El Sid” foi apontado como um dos líderes do PCC que planejavam sequestrar Sergio Moro, o plano criminoso foi desbaratado pela Polícia Federal na Operação Sequaz, em março de 2023. O criminoso foi alvo de um mandado de prisão temporária, mas não foi encontrado.

+Leia mais notícias de Política em Oeste.

De acordo com o portal Metrópoles, em maio de 2023, a 9ª Vara Federal de Curitiba decidiu aceitar denúncia do Ministério Público Federal e tornou réus “El Sid” e outros 12 suspeitos de planejar o sequestro de Moro.

Leia também

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    MILAGRE!MILAGRE!!MILAGRE! OS Supremos TRAMBIQUEIROS FEDERAL não soltaram? Mas ainda vão soltar.

  2. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    Vão solta-lo, quando não for mais senador.
    O “serviço”, fica mais fácil.

  3. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Sério? Numcredito nisso, stf indo contra seus pares ….

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.