O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que cabe à Corte julgar militares eventualmente envolvidos nos protestos de 8 de janeiro, em Brasília. O juiz do STF também abriu um inquérito para apurar a participação da Polícia Militar do Distrito Federal e das Forças Armadas.
Moraes tomou a decisão depois de analisar um requerimento da Polícia Federal (PF) para investigar eventuais crimes cometidos por militares.
“Fixo a competência do STF para processar e julgar os crimes ocorridos em 8/1/2023, independentemente de os investigados serem civis ou militares, e defiro a representação da PF e autorizo a instauração de procedimento investigatório para apuração de autoria e materialidade de eventuais crimes cometidos por integrantes das Forças Armadas e polícias militares relacionados aos atentados contra a democracia que culminaram com os atos criminosos e terroristas do dia 8 de janeiro de 2023”, determinou o ministro.
Ao fazer o pedido de investigação para Moraes, a PF justificou que policiais militares ouvidos na 5ª fase da Operação Lesa Pátria “indicaram possível participação/omissão dos militares do Exército Brasileiro, responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional e pelo Batalhão da Guarda Presidencial”.
Ao afirmar que a competência para investigação e julgamento dos militares é do STF, Moraes estabelece que esse não é um caso para a Justiça Militar.
O ministro afirmou que os crimes em questão estão todos previstos no Código Penal e que a lei não faz distinção entre investigados civis ou militares.
“A responsabilização legal de todos os autores e partícipes dos inúmeros crimes atentatórios ao Estado Democrático deve ser realizada com absoluto respeito aos princípios do devido processo legal e do juiz natural, sem qualquer distinção entre servidores públicos civis ou militares”, escreveu Moraes.
Leia também: “Brasília, 8 de janeiro de 2023”, reportagem publicada na Edição 147 da Revista Oeste
Força revolucionária do PT.
“Se você não prender um comunista pelos crimes que ele cometeu, no futuro ele irá, fortalecido, prendê-lo pelos crimes que você nem cometeu” – Olavo de Carvalho
Os militares tiveram a chance de salvar o Brasil e optaram por se abster… agora RECEBAM!!!!
Volta Heleno.
E os militares vão deixar? Acho que pela constituição não é o stf que julga militares. Mas nós só temos a constituição dos deuses supremos e militares melancias, então está valendo
Olha só o que é a vida. Os militares negligenciaram quando o Brasil era arrombado por meia dúzia de seres. Agora sentarão no banco dos réus e colherão os frutos da própria desídia.
perfeito!!!
Olha…como gostaríamos que essa justiça fosse assim tão implacável tb contra o crime organizado , Corrupção e assassinos ….
Olha só o que é a vida. Os militares negligenciaram quando o Brasil era arrombado por meia dúzia de seres. Agora sentarão no banco dos réus e colherão os frutos da própria desídia.
Os patriotários terroristas ficaram órfãos dos seus milicos golpistas e irão mofar na cadeia.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
Ótimo, aí está. O PT nunca precisou aprovar PL para iniciar sua perseguição às FFAA e garantir seu projeto de poder autoritário e absolutista. Os braços do judiciário estão agindo nesse propósito e em breve, graças ao Faraó aí, o governo das urnas do Butão poderá indicar generais oriundos da sua quadrilha. Tudo em casa, um viva à “harmonia” entre os poderes!
Ótimo. Será muito gratificante ver o Imperador aloprado condenar um bando de milicos que se calaram e se omitiram quando o país clamou por ajuda.
Que vergonha, como diria meu falecido pai, quem muito se abaixa o rabo aparece. Cadê o poder moderador da nossa carta magna… Saudades dos pracinhas, comandos fracos casernas subjulgadas…
Militares, stf, pt, psdb, mp, judiciário, tudo farinha do mesmo saco.
Um viva ao Imperador!!!
Militares maricas frouxos de calcinha dá nisso
É O QUE???? CAI DENTRO, CABA SAFADO!!!!!!
Impossível vir do núcleo da corrupção, de qualquer lugar do Mundo, alguma medida em prol da higidez, justiça e benefício das liberdades e desenvolvimento da sociedade na qual se insere.
Por óbvio que aqui jamais poderia ser diferente.
É o DNA do mau-caráter uma necessidade progressiva de ir apertando o laço.
Quanto mais se afundam em suas falcatruas, devaneios, arbitrariedades e maldades, mais têm necessidades de se protegerem e de mais imporem restrições aos de bom-caráter!
Deixamos acontecer anos pós ano, desde os anos 70 do século passado, quando permitimos as academias e a imprensa serem infiltradas e tomadas aos poucos por agentes corruptos.
Deu no que deu, a conjuntura atual de adultos idiotizados, onde o Judiciário, a Imprensa, os Artistas e as Escolas – as vitrines dos ignorantes -, absolutamente contaminadas por ideólogos marxistas, i.e., corruptos e alienados, e com todo o País tomado por conta do cooptação de alguns dos comandantes das FA.
O País entregue nas mãos do crime organizado, o povo desarmado e ainda por cima cheio de idiotas-úteis, as FA, por covardia, corrupção, ignorância ou até mesmo desleixo, apoiando o que vem das canetas dos então tomadores do Poder; fazer e esperar o quê?
Só faltou ele dizer que se considera um Deus supremo com competência pra julgar todas as coisas, parece piada mas esse p3ssoal megalomaníaco, já até quer decidir o que é verdade e o que não é.
Estão brincando com fogo 🔥 em um pavil de pólvora.
LIXO Supremo!
Decadência das FFAA
“SOS SALVEM AS FFAA”
Daqui a pouco o Xandão vai julgar pênalti, impedimento, toque de mão no futebol. Vai substituir o VAR.
A cada dia que passa este ministro avança sobre a Constituição.
Vamos aguardar as ações e reações do congresso, das FFAA e do STM.
Ótimo.
Vamos julgar, condenar e prender os militares da ativa, já que não prestam pata nada.
SOCORRO FFAA
KKKKKKK
CHEGOU A VEZ DE VCS PEDIREM SOCORRO
No Xandasquitão vale tudo. Constituição? Pra quê? Xandi I, o Inimpichável, graças a São Pacheco.
PELO VISTO, DEPOIS DE DAR NO CHICO, O PAU COMECOU A DAR NO FRANCISCO. SO QUERO VER O CIRCO PEGAR FOGO. SERA LINDO ASSISTIR A PF PRENDENDO UM GENERAL. O XANDÃO COMECOU A COMER AS MELANCIAS. ACREDITO QUE A PARTIR DE AGORA VÃO SENTIR NA PELE O QUE AQUELES QUE SOFRERRAM, E AINDA SOFREM, DEVIDO A COVARDIA DESSES MELANCIAS COVARDES.
👍👍
Esta Revista Oeste, em vez de ficar divulgando só a notícia, deveria divulgar a INCONSTITUCIONALIDADE dessa decisão.
Não é competência do STF julgar, nem processar os ali investigados. Viola o art. 102, inciso I, alíneas “b” e “c”, da Constituição:
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
I – processar e julgar, originariamente:
b) nas “infrações penais comuns”, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República;
c) nas “infrações penais comuns” e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática de caráter permanente;
Portanto, o Inquérito 4923 é NULO desde a sua origem. Isso é que tem que ser amplamente divulgado, e não ficarem só reclamando.
Mais do que merecido para as Frouxas Armadas; graças a esses covardes o Brasil é, hoje, uma ditadura de fato – o pseudo-imperador determinou, a plebe obedece.
Melhor ainda: que dissolvam as Frouxas Armadas, já que elas são inúteis mesmo.
Aguardemos as Frouxas Armadas..
Questão interna corporis para coronéis, majores, capitães, tenentes, sargentos, cabos e soldados resolverem.
Que militares vão julgar os seus pares.? Vai sobrar 🍉🍉🍉🍉🍉 esborrachadas pra vender na xepa da feira!
O rei decide e o vassalos aceitam e cumprem o q foi determinado e assim segue a DEMOCRACIA em sua plenitude esplêndida. Não fosse o STF o que seríamos agora ? Uma
Ditadura com certeza.
Já podem excluir meu comentário. Pois a vontade é esta mesmo, falar palavrões para esses arregões de farda.
ele decide