O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Kassio Nunes Marques para o cargo de membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2025. Com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, uma vaga foi aberta para o órgão eleitoral.
Desde agosto de 2021, Nunes Marques atua na Corte Eleitoral como ministro substituto e, a partir de agora, assume como ministro efetivo.
De acordo com a Constituição, o Tribunal Superior Eleitoral é composto de, no mínimo, sete ministros efetivos: três vindos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas nomeados pelo presidente da República — entre as prerrogativas para a escolha do presidente estão: notável saber jurídico, idoneidade moral — a partir de uma lista tríplice com indicações do STF.
Vaga de Nunes Marques foi aberta com aposentadoria de Lewandowski
O ministro Ricardo Lewandowski, mais alinhado com o PT nas últimas décadas, encerrou suas atividades no STF aos 74 anos. Ele pediu a antecipação da carreira em março deste ano e teve a solicitação acatada, em pedido assinado por Lula, o mesmo que o indicou para a Corte há 17 anos. O decreto foi publicado no dia 6 de abril, no Diário Oficial da União.
Em sua trajetória desde que a ex-primeira-dama Marisa Letícia o recomendou para o Supremo, em 2006, Lewandowski foi responsável por diversas decisões que beneficiaram diretamente políticos de esquerda, especialmente aqueles ligados ao PT. Na época, o partido vivia sua primeira grande crise, com a imagem arranhada pelo Mensalão.
Foi justamente no julgamento da Ação Penal 470, sobre a quadrilha do Mensalão, que Lewandowski começou a chamar a atenção. Ele livrou o ex-presidente do PT José Genoino da acusação de ter atuado para corromper parlamentares no esquema.
O magistrado também afirmou que não foram recolhidas provas de que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, apontado como “o chefe da quadrilha do Mensalão”, coordenou ou participou da ação criminosa.
ENTENDERAM AGORA do porque ele votou A FAVOR da cassação de DALGNOL??!!!
É isso…COAÇÃO!!! Ou vota ou não indicamos…arrumamos alguma firula Juridica que TE IMPESSA de assumir..OU ALGUÉM TEM ALGUMA DÚVIDA DISSO??!
A coação, o medo instaurado…É MUITO HUMANISTA NÉ?!
Não se iludam humanistas que dão a outra face par o MAL socar….
VÃO PARA O INFERNO E ARDER MAIS QUE OS CARRASCOS. NOJO de gente assim.
Tinha que arrumar uma máquina do TEMPO e levar esse “humanistas” no desembarque dos trens nazistas para verem a separação das mãe dos filhos, dos maridos, dos cabelos, dos dentes… E podem deletar esse comentário. Até chorei ao postar. Ficou muito chocante.
ATÉ TU NUNES MARQUES!
nunes marques, logico que não merece maiúsculas.
Esse Nunes foi mais uma desastrosa escolha do Bolsonaro para o STF, o que também ocorreu com os boquirrotos André Mendonça e – na Procuradoria-Geral – com o Aras. A última do Nunes foi ter votado pela forçada, criminosa, e previamente concertada cassação do Deltan.
não foram suficientemente terrivelmente evangélicos.
Esse covarde kassio conka , maior erro de bolsonaro votou pela cassacao absurda de deltan dallagnol
Nunes Marques teve uma atuação vergonhosa na Cassação do mandato de Dellagnol.
Será que já sabia que sua nomeação para ser membro do TSE dependia do voto contra o parlamentar ???
Ficou a dúvida e uma mancha no currículo.
E o pgto chegou hoje. Pertence à grande família. Ou seria famiglia!
Pronto! Mais um pra irmandade
V E N D I D O.
Mais um office boy do Xandão….