O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou a lei que proíbe o uso de celulares em escolas públicas e privadas de todo o Estado. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 6, e vai entrar em vigor em 30 dias.
A legislação, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em novembro, foi proposta pela deputada estadual Marina Helou (Rede), com coautoria de outros 42 parlamentares.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo o texto, o uso constante de dispositivos eletrônicos durante as aulas tem impacto negativo na concentração, no desempenho acadêmico e na interação social dos estudantes.
A discussão em torno do tema ganhou destaque nacional com a aprovação de um projeto similar em uma comissão da Câmara dos Deputados que propõe a proibição de aparelhos eletrônicos em escolas de todo o país. O projeto ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Dispositivos proibidos
O uso de celulares, tablets, smartwatches e qualquer equipamento com acesso à internet está proibido em escolas públicas e privadas do Estado.
Leia também: “SP: lei que proíbe celular em escolas públicas e particulares é aprovada”
Levar celulares para a escola
Os alunos podem levar seus dispositivos, mas eles devem ser guardados em local seguro, sem acesso durante o período de aulas. A responsabilidade por danos ou perdas vai ser dos próprios estudantes.
Armazenamento de celulares
As Secretarias Municipais e Estadual de Educação, assim como as escolas privadas, deverão definir protocolos para o armazenamento seguro dos dispositivos durante todo o horário escolar.
Proibição total de celulares no período escolar
O uso de celulares é vetado durante todo o tempo de permanência na escola, incluindo intervalos, recreios e atividades extracurriculares.
Leia também: “PL que proíbe celulares em escolas vai ser relatado por deputado do PSD”
Exceções
- Quando houver necessidade pedagógica para o uso de conteúdos digitais ou ferramentas educacionais específicas (os dispositivos precisam ser novamente guardados depois da atividade);
- Para alunos com deficiência que necessitem de recursos tecnológicos específicos para acompanhar as atividades escolares.
Comunicação entre escola e família
As instituições de ensino devem criar canais acessíveis para que pais e responsáveis possam se comunicar com as escolas.
Entrada em vigor
Embora a lei tenha sido sancionada nesta sexta-feira, 6, as regras passam a ser obrigatórias em 30 dias.
Até que enfim…!
Uma pergunta: Quais são as PUNIÇÕES PRO CRIMINOSO INFRATOR se usar ou portar 1kg de celular em sala de aula? O Governo como sempre esta criando uma revolta popular pra depois vender a solução maravilhosa. Pq não proibem o alcool e sites pornograficos também? vamu la, afinal diz se que sao de direita mas sao apenas TOTALITARIOS se vestindo de bonzinhos.
E eu que pensava que todos os assinantes da revista eram intelectualmente honestos, me enganei.
Na terra dos Zé Ruela, quando iamos para a escola calçando uma havaiana ou um kichute, levando os livros e cadernos dentro de um saco de arroz, e a merenda escolar era a salvaçao do estomago roncando, isso jamais gerou alguma revolta popular , de gente com cerebro de minhoca e comportamento de rato. Liberta Brasil, kkkkkkk, o teu comentario denuncia um socialista comunista infiltrado tentando vomitar a mesma bosta de sempre. FELIZ 2025, COM PÉ DE GALINHA E ABOBORA COMO CEIA DE NATAL. FAÇA O “”L””
Vcs são muito hipocritas, dizem defender a liberdade e dizem defender menos intromissão do ESTADO na vida do cidadão, mas na verdade VCS querem é MAIS ESTADO INTERFERINDO E NORMATIZANDO o que o Cidadão pode ou não pode, VCS acreditam que os filhos são DO ESTADO e que o ESTADO deve determinar o que eles devem seguir, fazer, respirar e respeitar, essa função deveria ser dos pais, senão quer que o filho use celular na escola era só o PAI E MÃE não dar de presente ou simplesmente impor essa regra, mas NAO, VCS QUEREM QUE O ESTADO AVANCE SOBRE O COMPORTAMENTO, quando for um governo que vc nao goste ideologizando seu filho e dizendo que o FILHO NAO PERTENCE AOS PAIS lembre-se desse discurso que estão fazendo em defesa do ESTADO! BOA SORTE, VCS MERECEM O PAÍS QUE TEM.
Foi Burrice pois agora milhões de Adolescentes vão tirar titulo de eleitor e na força do ódio vão votar na esquerda só pra descarregar a raiva de serem impedidos de usar celular nos intervalos e recreios.
Tá bom, nao esqueça da Sertralina e do Rivotril, o Sr esta dominado por fantasmas de conspiraçao, talvez esteja assistindo muitas series na Netflix. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. TUDO QUE O GOVERNO DE DIREITA FAZ SEMPRE SERA BURRICE E ALVO PARA CRITICAS.