publicidade
Política

TCU aprova contas de Bolsonaro com ressalvas

Órgão de controle externo da União acatou o parecer do relator Bruno Dantas e aprovou, com ressalvas, as contas de Bolsonaro no primeiro ano de gestão

Presidente do TCU, José Mucio, concordou com o parecer do relator | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Órgão de controle externo da União acatou o parecer do relator Bruno Dantas e aprovou, com ressalvas, as contas de Bolsonaro no primeiro ano de gestão

Presidente do TCU, José Mucio, concordou com o parecer do relator | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, com ressalvas, as contas de 2019 do presidente Jair Bolsonaro. Os ministros acataram por unanimidade o parecer do relator, ministro Bruno Dantas, ou seja, pela admissibilidade com ressalvas. A decisão final, contudo, caberá ao Congresso Nacional.

Receba nossas atualizações

A apreciação técnica da contabilidade do governo federal é, anualmente, feita pelo TCU. Órgão de controle externo da União, ele auxilia o Congresso na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país. O presidente do Parlamento, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), receberá o parecer prévio. Não há, entretanto, previsão de quando isso ocorrerá.

Tradicionalmente, o relatório é encaminhado pelo presidente do TCU ao presidente do Congresso, que, por sua vez, despacha para apreciação da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Somente após a votação no colegiado que deputados e senadores, munidos dos dois pareceres, aprovam ou rejeitam as contas do presidente da República em uma sessão do Congresso, ou seja, com a presença de deputados e senadores.

Meta fiscal

O TCU é composto por nove ministros. Dantas deu o parecer e, ao longo da sessão, foi acompanhado pelos outros oito ministros. O presidente da Corte, José Mucio, fez críticas, mas elogiou as políticas monetária e fiscal do governo. Parabenizou o Executivo de ter buscado cumprir a meta fiscal com receitas advindas de concessões e arrecadação de dividendos.

A aprovação da reforma da Previdência também foi enaltecida por Mucio. O presidente do TCU defendeu sua necessidade por atacar o déficit previdenciário. “O item mais relevante das nossas despesas primárias. A expectativa é que reduza o déficit nessa rubrica, trazendo alívio para a questão fiscal a médio e longo prazo”, destacou.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. joão victor
    joão victor

    ue? cadê as ressalvas? em outros veículos de notícias foi apontado essas tais ressalvas… faltou ai, viu?

  2. Rogério Antonio Gonçalves
    Rogério Antonio Gonçalves

    E quais foram as ressalvas? Ficou capenga a notícia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade