Tesouro Nacional sofre ataque hacker, informa governo

Ministério da Economia avalia impactos do atentado
-Publicidade-
Ministério da Economia garante que sistemas internos não foram danificados
Ministério da Economia garante que sistemas internos não foram danificados | Foto: Christoph Scholz/ Flickr

O Ministério da Economia (ME) avalia os efeitos de um ataque hacker na rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional, alvo de um atentado cibernético ransomware na noite da sexta-feira 13. A pasta confirmou o ocorrido um dia depois. O vírus que atacou o governo é usado para bloquear arquivos de vítimas. Criminosos, então, cobram um resgate em dinheiro para sua liberação.

Em nota, o ME informou que a ação não causou danos aos softwares do Tesouro, como o Sistema Integrado de Administração Financeira, e os relacionados à Dívida Pública. A pasta também salientou que as “medidas saneadoras” estão sendo tomadas. “Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência”, ressaltou o ME.

Leia também: “O desastre dos megavazamentos de dados”, reportagem publicada na Edição 48 da Revista Oeste

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários

  1. Qualquer especialista em segurança de informação sabe que a maior insegurança dos sistemas vem, exatamente, de quem está dentro do sistema. O Brasil tem um Estado aparelhado por muitas décadas. Há um verdadeiro exército de sabotadores potenciais espalhados por toda a administração pública. Gente que fará o que puder para prejudicar ou inviabilizar o país durante a gestão de um governo conservador. Não precisam atuar diretamente, basta fornecer informações essenciais para os atacantes, que podem agir de qualquer ponto do planeta. A única coisas a fazer é ter mecanismos ágeis e eficazes de recuperação.

  2. Pede para o barroso e os demais do TSE para informar como fazer para não serem invadidos ou serem invadidos mas jurarem que não foram.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro