Um teste de DNA fez o Ministério Público Federal (MPF) pedir o aumento da pena de Jony Figueiredo da Silva, de 43 anos. Ele é um dos investigados pelo 8 de janeiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Silva foi preso um dia depois nas manifestações, no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. Em um primeiro momento, ele foi denunciado por incitação ao crime e associação criminosa.
Leia também: “Associação inicia coleta de assinaturas para projeto de anistia a presos do 8 de janeiro”
O pedido de ampliação da pena ocorreu depois que a perícia encontrou o DNA do homem em um boné deixado dentro do Congresso Nacional. De acordo com o MPF, o material “prova que ele estava dentro do prédio” no dia 8 de janeiro de 2023.
Com o teste, Silva passou a ser acusado por mais cinco crimes:
- associação criminosa armada;
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; e
- Deterioração de patrimônio tombado.
O caso começou a ser analisado na última sexta-feira, 5, por meio do plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), e pode durar até a próxima sexta-feira, 12. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes.
O que diz a defesa do réu, acusado de ser o portador do DNA encontrado no boné
A defesa do réu afirma que o laudo da perícia identificou “múltiplos perfis genéticos” no boné. Por esse motivo, foi solicitada a rejeição da denúncia.
Leia mais: “PGR nega pedido de soltura de preso do 8 de janeiro que foi ameaçado de morte”
Em 6 de março, a Defensoria Pública da União havia alegado que o STF não tem competência para julgar e processar o caso que envolve o DNA imputado a Silva. De acordo com o órgão, foi imputada uma “série de crimes gravíssimos” ao acusado, “sem que haja prova contundente da prática dos atos apontados”.
Leia também: “8 de janeiro: petista Humberto Costa vai ser relator de projetos de anistia no Senado”
O pagador de imposto já pode chamar esse desgoverno de nazifascista?
Boa tarde assinantes e amigos! muitas aqui devem se perguntar: ” o Júlio sempre está xingado algum político por aqui. Será que só sabe fazer isso?” Respondo: Amigos, minha mãe , quando era pequeno, sempre dizia: ” tem gente que não merece nem céu e nem inferno” e isso sempre me deixou encucado. Perguntava e ela respondia: “Tem gente que é tão podre que nem Jesus e o diabo querem”. Hoje, absolutamente sei o quê queria dizer. Esses políticos do Brasil me lembraram a velha frase. Não merecem céu nem inferno! palavrões soam quase como adjetivos, seu cinismo e gracejos com a população beiram a crueldade e a justiça irrita um acamado em coma. Dentro desse conjunto, não sei como me expressar, a não ser como agressão física. Tenho vontade de socar a cara de cada um deles ( não estou defendendo a violência, mas o cinismo, a vagabundagem deles , clamam para que façamos isso). então para ostrar tanto descontentamento, venho aqui com palavras chulas, por isso mesmo, venho pedir desculpa aos amigos e assinantes da Oeste e todos brasileiros do bem!
#muitos, #mostrar!
Prova ridícula, não prova nada. Como se simplesmente estar lá fosse praticar crime. No máximo invasão de local restrito. Mas lembremos: a polícia jogou bombas do lado de fora e levou os manifestantes a entrarem pra se proteger. E as câmeras de segurança? Cadê as imagens do salão verde do congresso? E as outras imagens?
Boa pergunta!
Putz que merd* é essa! Eh parece que o dinheiro tá sobrando (ou não tem compromisso com o gasto dele) ou realmente não tem mais nada pra fazer …. Como solucionar ações do crime organizado, contrabando, assassinatos….vamos lá PF…. acorda desse mundo de faz de conta da Rainha de Copas…vamos trabalhar em coisa mais séria pro nosso país e ser de fato uma polícia de estado e não “tira colo” ou “puxadinho” do STF!
Mexeu na cadeira do Ministro….hummmm. se assaltante, roubasse, corrompesse estaria livre
Esta PGR (partido gerador de roubo) é um sucesso para o Ladroníssimo e sua bela trupe de vagabundos!
Teste de DNA? Por quê não fizeram teste de DNA nas notas de granas roubadíssimas do Ladroníssimo e sua trupe, está tudo lá, inclusive, tenho muita certeza, que encontrariam também do STF, SENADO e câmara! Apostem que a margem de erro é ZERO! Para está pessoa é uma peneira. Quantos compram boné em camelôs e muitas mãos passam por ali, inclusive numa manifestação. Poupa- me POIROT´S de merda!