O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, não vê elementos para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O dirigente partidário expôs a sua opinião em vídeo divulgado na noite de terça-feira 6.
Na gravação, Costa Neto reforça que Bolsonaro, que é filiado ao PL desde novembro de 2021, não é acusado de corrupção e nem de ter infringido alguma lei em específico. Na visão dele, não se pode condenar o ex-presidente da República por algo que ele falou. “Não cometeu crime algum.”
“Eu não acredito que o Tribunal Superior Eleitoral vai fazer isso”, disse Costa Neto. “Porque o TSE estará errando se condenar o Bolsonaro, se tornar o Bolsonaro inelegível”, prosseguiu o presidente do PL. “Não tem nenhuma justificativa para exageros do Judiciário.”
Leia mais:
A fala de Costa Neto ocorre uma semana depois de o ministro Benedito Gonçalves, do TSE, ter liberado a ação que pode tornar Bolsonaro inelegível — e assim deixá-lo de fora da disputa presidencial de 2026. O processo refere-se às críticas feitas em julho do ano passado pelo então presidente da República ao sistema eleitoral brasileiro. Na ocasião, Bolsonaro tinha, a saber, se reunido com embaixadores.
No mesmo vídeo, o presidente nacional do PL criticou o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e o deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). De acordo com Costa Neto, os dois “cometeram excessos” enquanto faziam parte do Poder Judiciário e do Ministério Público Federal, respectivamente.
— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) June 7, 2023
Valdemar reforça pedido ao TSE em relação a Bolsonaro
No início da tarde desta quarta-feira, 7, Valdemar Costa Neto publicou outro vídeo sobre o TSE e Bolsonaro. Ele pediu para o tribunal ser “justo” em relação ao processo que envolve o ex-presidente. “Bolsonaro não pode ser condenado”, declarou, dessa forma, o presidente nacional do PL.
— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) June 7, 2023
Que canalhao cínico, descarado, etc.
Esta nefasta figura, que não cumpriu um dia sequer, da condenação de 8 anos, pelo envolvimento no Mensalão, tem a cara de pau de dar pitaco sobre justiça e blá blá blá blá. Não esqueçamos que esta figura recebeu o perdão de Dilma Rousseff.
Pelo movimento que se observa deste coiso, mostra nas entrelinhas que está rifando e entregando Bolsonaro, para as feras de plantão.
Canalha pra este cara, é elogio….
Quem dá crédito a conversa mole desse sujeito. Eu tô fora!
E muitos que se dizem de direita também estão comemorando, porque Deltan, assim como Moro, não estavam ao lado de Bolsonaro. O próprio PL tem uma ação no Paraná contra Moro. Esqueceu-se do principal, que tanto Deltan como Moro são anti-PT. Dar a cabeça dos dois na tentativa de salvar Bolsonaro? Alguém acha que Bolsonaro vai se salvar? O “eleito” e seus comparsas só querem uma coisa: vingança.
O ” eleito ” foi impedido de se lancar candidato por esses dois, que logo apos a eleicao, Moro se torna ministro com promessa de ir para o Supremo. Nos proximos dias saberemos mais dos bastidores da lava jato.
Lamentável ter um presidente de partido desse nível! Jamais o TSE poderia ter cassado Deltan, foi injusto, incorreto, imoral e autoritário!
O problema de Dalagnol e Moro é que não aderiram de vero a Bolsonaro. Agora, qsf.
Verdade JW. Criticavam ele pelas costas, ficavam com nojinho e só não declararam apoio a Lula por medo de perder votos. Mas no escurinho da urna não duvido que tenham apertado o 13.