publicidade
No Ponto

Direção da Câmara confirma cassação de Deltan Dallagnol

Decisão da Mesa Diretora foi por unanimidade

Dallagnol
O ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil | Foto: Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta terça-feira, 6, pela cassação do deputado federal Deltan Dallagnol. A Casa referendou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o parlamentar em 16 de maio. A decisão foi unânime.

A ação que cassou o parlamentar foi movida pela federação do PT. O TSE entendeu que Dallagnol tentou burlar a Justiça, ao deixar o Ministério Público durante o período em que respondia a processos administrativos, e que poderiam resultar em condenação, transformando-o em “ficha suja”.

Receba nossas atualizações

No TSE, a votação em desfavor do deputado durou cerca de um minuto. Apenas o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, explicou seu voto. Os demais seguiram o mesmo entendimento dele.

Deltan Dallagnol, contudo, negou que respondia processos administrativos durante o processo eleitoral. Na prática, a decisão da Câmara não foi pelo mérito, pois a Justiça Eleitoral decretou primeiro a cassação.

“A competência da Câmara dos Deputados, exercida pela Mesa Diretora nos termos do § 3º do art. 55 da Constituição Federal, é de declarar a perda do mandato. Este é o caso do Deputado Deltan Dallagnol”, informou a Casa.

Assim, a Câmara apenas ouviu o corregedor da Casa, deputado Domingos Neto (PSD-CE), e instruiu a Mesa a declarar a perda do mandato nos termos constitucionais.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

56 comentários
  1. Zé Do Pipo
    Zé Do Pipo

    Os criminosos travestidos de agentes da lei declaram inocentes seus cúmplices, e declaram culpados os que ousaram prendê-los.
    TODAS AS DECISAÕES PROFERIDAS POR CRIMINOSOS SÃO AUTOMÁTICAMENTE INVÁLIDAS.
    É PRECISO PÔR FIM A ESTE ESCÁRNIO. ELES NÃO CONSEGUEM ENFRENTAR E PRENDER 200 MILHÕES.

  2. Olmir Antonio De Oliveira
    Olmir Antonio De Oliveira

    É apenas mais uma disparada do país na consolidação da ditadura instituída, fica claro que de fato , lde longa data, temos três poderes instituídos, Supremo, o que pode tudo em especial legislar e decidir fora das leis e constituição, conforme a ocasião e oportunidade, o magnífico executivo,, aqui conhecido o do ser supremo, idolatrado, de fato referenciado mandar em todos, ditar, o terceiro que deveria ser legislador, ainda não se tem novo nome, se pode apostar em bem sugestivos, poder obviamente, submisso, que ser curva e fica grato,, difícil te tantos nomes para escolher, mas como não legisla, ideal segundo os interesses e direitos dos seus votantes e do país, deixou de ter importância e valor, temos dois poderes supremo e supremo do magnífico,sem causas e razões para existir, provável que os dois super poderes façam a exintacao dele, votantes nem precisarão votar em legisladores, temos em pleno vigor ,crescente, se perpetuado a lida e querida ditadura, legitimada por empossados , nomeados por magnífico ser supremo.

  3. Lindomar vitor morais
    Lindomar vitor morais

    Recorrente a legalidade do injusto segue na mão da inversão…

  4. Márcio Aurélio Gonçalves
    Márcio Aurélio Gonçalves

    Cassar, sacar, assacar! Sistema, que desespero, heim?

  5. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Como eles detestam trabalho, a decisão demorou uns 10 segundos.

  6. Jose maria soares
    Jose maria soares

    Os corruptos e seus seguidores vão pagar caro um dia, ah vão!

  7. José Antonio Debon
    José Antonio Debon

    Tudo conforme combinado, a mesa da câmara caça o Deltan e o stf rejeita a ação contra o Lira. A desfaçatez é tanta que tudo foi feito no mesmo dia.

  8. Jose maria soares
    Jose maria soares

    O Lira não vai ser cassado pelos desvios encontrados pela outrora valorosa pf? Esse bicar é a cara da pureza, né tomé?

  9. Tanit Figueiredo Souza Mario
    Tanit Figueiredo Souza Mario

    O Legislativo está provando que é dispensável. E corre o risco de brevemente ser dispensado mesmo. Lei do carma

  10. Jose maria soares
    Jose maria soares

    É bacana ver a “democracia” a pleno vapor, tem que baba ovos de corruptos, né tomé?

  11. Tanit Figueiredo Souza Mario
    Tanit Figueiredo Souza Mario

    Basta você conferir no site da Câmara dos Deputados

  12. Eduardo
    Eduardo

    Todas as ditaduras são implantadas com um judiciário conivente e um Congresso covarde!

    1. Tanit Figueiredo Souza Mario
      Tanit Figueiredo Souza Mario

      Quem perde aqui? Pessoas indignadas com o fato de a Câmara ter mantido um absurdo, ou um Mané que só sabe replicar com sua frase pobre?

    1. Eduardo
      Eduardo

      Perdemos todos. A democracia sublimou. E tem idiota que comemora.

  13. Antonia Marilda Ribeiro Alborgheti
    Antonia Marilda Ribeiro Alborgheti

    vergonhoso seria conveniente publicar o nome dos parlamentares da tal mesa diretora par que não mais sejam eleitos,isso também é consequência do tal fora privilegiado, pois grande parte do nosso parlamento é prontuario ambulante e assim nunca irão desagradar os Supremos Togados, vergonha, vergonha

  14. Ivin
    Ivin

    Isso. Mudar tudo dentro das quatro linhas.
    Vamos conseguir consertar o Brasil, no máximo até 2025.
    Antes de Cristo, é claro.

  15. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    E mais essa bosta de site da Oeste que me obriga a mandar duas mensagens para que s promeira seja publicada.

  16. Hermes
    Hermes

    É isso o que temos como deputados. A maioria que ratificou a sentença criada pelo tse tem crimes verdadeiros, não arranjados para enganar desavisados. A cada dia mais e mais vergonha. Que Deus tenha compaixão de nós brasileiros, que a cada vez mais estamos nas mãos do crime organizado.

  17. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Bando de covardes, nunca deveriam representar o povo, como todos são ladrões e corruptos tem que abaixar as calças para Súcia de Tramqueiros Fajutos, tenho cergonha de ser brasileiro.

  18. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    “Não vou desistir do nosso país. Se cassarem uma cabeça, virão outras três no Paraná, três em outros estados. Vamos encher o Congresso Nacional para que, dentro da democracia, a gente faça a transformação do que a gente sonha.” Deltan Dellagnol.

    Eu só tenho a dizer que quando a politica entra nos tribunais a justiça foge pela janela. François Guizot (1787)

  19. Luiz Felipe Lehman
    Luiz Felipe Lehman

    Duas manchetes que tem tudo a ver uma com a outra. A primeira: “Mesa da Câmara dos Deputados confirma cassação do mandato de Deltan Dallagnol”. A segunda manchete: “ STF arquiva denúncia de corrupção contra Arthur Lira”. E assim o judiciário vai dominando o Brasil ao arrepio da constituição.

  20. Marcelo De P. Santos
    Marcelo De P. Santos

    A noite é mais escura, logo antes do amanhecer….

      1. Marcelo De P. Santos
        Marcelo De P. Santos

        Isso é comigo?
        Toma teu rumo, xarope!
        Nem entendeu do que se trata.
        Vá vc e o Barroso fazer amor com suas respectivas genitoras!

  21. Luiz Felipe Lehman
    Luiz Felipe Lehman

    Duas manchetes que tem tudo a ver uma com a outra. A primeira: “Mesa da Câmara dos Deputados confirma cassação do mandato de Deltan Dallagnol”.

    A segunda manchete: “ STF arquiva denúncia de corrupção contra Arthur Lira”.

    E assim o judiciário vai dominando o Brasil ao arrepio da constituição.

  22. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Voltando ao assunto aqui observo que ao mesmo tempo que a mesa diretora liderada por Artur lira causou o Deltan , o STF rejeita investigação sobre ele. Não sei…mas as coisas se combinam e se encaixam…

  23. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Brasil Democrata já era. Agora é só falacias de liberdades. Vamos juntos a Cleptocracia. A Turquia é Venezuela eata aí de modelo aos medíocres.

  24. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    É…o cerco está se fechando para os mocinhos. Acho nunca na história foi visto (pelo.menos eu nunca vi) literalmente a velha frase: aos inimigos os rigores da lei.

  25. Romeu José Paludo
    Romeu José Paludo

    Maria vai dom as outras! que vergonha destes parlamentares! São piores que os filhos de coronéis que se elegiam à força, no passado, e passavam pelo cargo sem saber.

  26. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    Um BANDO de CORRUPTOS, de gente sem expressão na sociedade. Tenham vergonha na cara seus deputados medíocres!
    Todos, sem exceção, estão com o rabo preso. É muito fácil. Com esse sistema eleitoral existente não há como defenestrar a CORJA do poder.
    Onde se é eleito por quociente eleitoral, uma coisa esdrúxula, que o povo não compreende. Oras bolas, é preciso reformular isso aí. Vamos cobrar uma reforma política já.
    O dinheiro compra sim, faz milagres!

  27. Marques Jr
    Marques Jr

    País nivelado ao 5º mundo. Acredito que no Djibouti tenham uma justiça mais limpa e politicos mais decentes que esses que nossos.

  28. nelson jorge leite
    nelson jorge leite

    Essa vergonha já havia sido cometida pelo “missão dada , missão cumprida”. A Câmara fez teatro e claramente iria se proteger se escondendo no que diz a Constituição ………porem em outros casos de punição e até cassação de parlamentares por exemplo, pelo uso da livre expressão no exercício do seu mandato, a Câmara se acovardou mesmo a Constituição garantindo pleno direito ao parlamentar. Homens fracos, instituições de barbante , constroem problemas maiores do que eles…então rastejam.

  29. MNJM
    MNJM

    Que novidade uma armação do governo corrupto para punir quem os delatou junto com o TSE, simplesmente um puxadinho do PT.
    Agora cassarão o Moro, pode esperar. O ladrão que voltou ao poder quer se vingar de todos com apoio do TSE e STF, togados ativistas políticos. e tb alguns ministros foram mencionados na operação Lava Jato. Todos homens muito honrados.
    ,

  30. Roberto Marshall
    Roberto Marshall

    Nesta C^Çamara de Deputados não tem um que preste como cidadão brasileiro com moral e ética, somente negociadores de seus interesses altamente escusos. SÃO TODOS!!

  31. Felipe da Florida
    Felipe da Florida

    A desinformação está instaurada, não se pode falar de “fake news” quando na verdade não estamos sendo informados de forma correta. Na verdade não houve qualquer análise de recurso pela câmara dos deputados, na verdade somente houve uma confirmação da decisão do TSE. A notícia é clara, não houve análise do mérito,ou seja, a câmara simplesmente endossou a decisão abrindo um precedente para a cassação sumária pelo TSE, tirando assim a exclusividade legal da câmara dos deputados à cassação de um dos seus membros. Estamos diante do abismo e não há nada que nos salve. SOCORRO!!!!

  32. POSITIVO E OPERANTE
    POSITIVO E OPERANTE

    Enquanto isso STF rejeita denuncia contra o Lyra. Toma lá, dá cá

  33. ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE
    ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE

    Enquanto o legislativo não enfrentar o STF que protege um executivo corrupto de forma séria, estaremos em uma ditadura de um poder sobre os outros. Congresso covarde ainda.

    1. Hércules Bianchi
      Hércules Bianchi

      Lei??? Só para quem combate a corrupção o resto esquece. ACABOU O Brasil. Demoniocracia está implantada

  34. José Garcia
    José Garcia

    Mais uma vez o PT foi atendido !!!!
    Mais uma vez a população sofre derrota !!!
    E segue o baile….

    1. Richard Roberto Fornasari
      Richard Roberto Fornasari

      Nossa….Nunca imaginei que a “camra” de “diputadus”, ou melhor a mesa “deretora” , confirmaria a cassação do Dr Deltan….Como diria meu falecido pai: corja de imprestáveis…Deixo aqui minha solidariedade ao injustiçado Deputado…

  35. Vera Lucia Vargas Rossa
    Vera Lucia Vargas Rossa

    Cambada de vagabundos esses deputados, não merecem ser eleitos nunca mais . Que coisa mais feia ficar a lambendo o traseiro dos capas pretas. COVARDES

  36. Adalberto Dias
    Adalberto Dias

    São uns covardes,tudo não passou de uma encenação!
    Se ajoelharam diante dos demônios togados!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.