O Tribunal Superior Eleitoral e o Telegram celebraram uma parceria para o enfrentamento da desinformação. Ao comemorar a medida, o TSE afirmou que é “o primeiro órgão eleitoral no mundo a assinar um acordo com a plataforma que envolve cooperação e ações concretas”.
A cooperação, que deve vigorar até 31 de dezembro de 2022, envolve a criação de um canal oficial do TSE na plataforma para divulgar informações oficiais sobre as eleições e o desenvolvimento de uma nova funcionalidade na plataforma para marcação de conteúdos não informativos.
Relacionadas
Também será disponibilizado um canal extrajudicial para que a Justiça Eleitoral realize denúncias na plataforma. Nesses casos, o Telegram conduzirá investigação interna para verificar se os canais indicados violaram os termos de serviço e políticas da plataforma.
“O Tribunal se compromete também a fornecer informações e relatórios sobre o desenvolvimento das eleições que possam ser importantes para que o Telegram desenvolva políticas internas e melhores práticas”, informou o TSE.
Outros acordos
No dia 15 de fevereiro, a Corte eleitoral firmou ou renovou parceria com as principais redes sociais e plataformas digitais de compartilhamento de mensagens e vídeos. Fazem parte do acordo para ação coordenada de combate às fake news nas eleições de 2022: Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube, LinkedIn, Kwai e Spotify.
Desde 2018, a Justiça Eleitoral atua no combate à disseminação de notícias falsas relacionadas às eleições e à Justiça Eleitoral. Os memorandos de entendimento, que não acarretam nenhum custo para o TSE, integram o Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em agosto de 2019 e tornado permanente em 2021.
KKKK. Como assim? Formalizam parceria? Sempre foi assim, nem precisavam formalizar porque é o que existe atualmente. A sociedade brasileira tem que cerrar fileiras para exigir que magistrados das cortes superiores no Brasil não componham mais os TRE’s e o TSE, isso sim, seria a melhor resposta a esse tipo de parceria suja.
Estes senhores morrem de medo da mídia: por que será?
stf, uma pocilga. Diariamente algum desses canalhas vomita alguma merda.
E as fake news são todas as verdades do STF, da esquerda, da mídias. A que ponto chegamos. Só na b4la mesm4 para resolver iss4
Mais um que aderiu ao “sistema”. O Brasil não precisa de militares para ter uma ditadura.
Matéria superficial, do tipo Falha de SP. Não quero ler esse tipo de texto aqui. Parece matéria paga do TSE. Sem uma crítica ou opinião da linha da revista. Péssimo. Corrige isso, Guzzo!