publicidade
Política

Justiça Eleitoral multa deputados e senador por fake news nas eleições de 2022

Nikolas Ferreira, Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro foram condenados em razão de conteúdos divulgados nas redes sociais no ano passado

TSE; Seif
Fachada da sede do TSE, em Brasília | Foto: Divulgação

De uma vez só, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou quatro parlamentares reconhecidos pelo apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o tribunal, em julgamento realizado nesta quinta-feira, 11, os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) disseminaram fake news em meio à campanha eleitoral do ano passado. A mesma condenação se deu contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Apesar da aplicação de multa por alegada veiculação de notícias falsas, os valores a serem pagos pelos congressistas ainda não foram definidos. Além disso, segundo o site G1, os quatro integrantes do Partido Liberal podem recorrer da decisão — o que pode ocorrer tanto no âmbito do TSE quanto do Supremo Tribunal Federal (STF).

Receba nossas atualizações

Leia mais:

Ferreira foi condenado pela Justiça Eleitoral por ter usado as redes sociais para divulgar vídeo em que associou o então candidato pelo PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao incentivo ao uso de drogas por crianças e adolescentes. Na ocasião, o deputado mineiro ainda sugeriu que o petista teria relação com a criminalidade e a censura das plataformas digitais.

O vídeo de Ferreira por compartilhado por Carla, Eduardo e Flávio. Ainda no período eleitoral do ano passado, o material foi retirado do ar por ordem judicial. A coligação encabeçada pelo PT, contudo, recorreu para que o TSE julgasse a necessidade de se multar os parlamentares.

No TSE, a decisão de multar os quatro parlamentares do PL foi definida por maioria de votos. Decidiram pela punição financeira os ministros Sérgio Banhos, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves e Carlos Horbach.

TSE puniu parlamentares que associaram o PT a casos de corrupção

Deputada Carla Zambelli | Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Deputada Carla Zambelli | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Em abril deste ano, o TSE já havia multado Carla Zambelli e Flávio Bolsonaro por causa de postagem em que ligavam o PT a casos de corrupção. No caso, a deputada foi condenada a pagar R$ 30 mil. O senador e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a pagar R$ 15 mil.

Leia também: “A legalização do Ministério da Verdade”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 162 da Revista Oeste.

8 comentários
  1. Emerson
    Emerson

    Desculpem mas eu desisti…fiz “campanha”, ajudei, colaborei, fiz de Td nas 2 últimas eleições, dentro do meu alcance, para conscientizar pessoas de bem do que estava se aproximando…N adiantou! As eleições foram manipuladas novamente…! Pergunta ao STE, cadê o código fonte??? Com que moral querem multar??? Continuaremos na ditadura da toga…e só vai piorar…não vejo luz no fim do túnel. Nossa única esperança eram os Generais…já era!!! Vão transformar Td que conhecemos e aprendemos a admirar e respeitar por aqui.. nem que leve 4, 8, 12, 16, 20 anos…não saem mais do poder! O Brasil já era, infelizmente! Vão combater todos que se opuserem. Não pensem que daqui 4 anos darão chance de um candidato de direita reconquistar o poder…habituem se a essas figuras grotescas, pois elas se alternarão no poder e se esqueçam do Brasil que conheceram…
    O que fazer? Vendam Td o que possuem aqui, todo seu patrimônio e dolarizem, mandem p/ fora, enquanto podem! Senão, lá na frente, sairão com uma mochila nas costas, tal como nossos vizinhos…
    * o pior ainda é ver brasileiros comemorando a desgraça…como se tivessem ganhado uma partida de futebol…!🤦

  2. Edison de Oliveira
    Edison de Oliveira

    Condenados por mostrar a verdade. TSE é uma vergonha. Se não conseguirem reverter as condenações, a direita deve usar isso como jurisprudência para ajudar a condenar os integrantes da esquerda pelas inúmeras mentiras que contam.

  3. Elisabete de Godoi Buzoni
    Elisabete de Godoi Buzoni

    Esta gente diz que cumpre as leis, mas e o danone, nine, vão serem punidos também?

  4. Marcos Antonio
    Marcos Antonio

    perderam manes
    paguem as multas
    kkkkkkkkkkkk
    sem mimimi

  5. Christian
    Christian

    Janones, narizinho, lindinho, Boulos, etc… não vão tomar multa ????

  6. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Esses 4 mais todos os congressistas – SE TÊM VERGONHA NA CARA E OBJETIVOS CLAROS DE REPRESENTAÇÃO REAL DO POVO BRASILEIRO DE BEM – devem se concentrar em nossas pautas urgentes e urgentíssimas, pelo menos 2 que devem ser colocadas em votação ainda neste ano, para que possam valer para as eleições municipais de 2.024.
    Entendam que a derrubada do Marco Legal do Saneamento no primeiro dia de governo, é exatamente para se transferir grana A SER ROBUBADA para as prefeituras municipais.
    – PEC DO VOTO AUDITÁVEL, para que o TSE pare de ter tanto trabalho, e se torne um apêndice desnecessário para o STF. Voto e seu escrutínio em países sérios, são coisas de quem recebe voto, não de judiciário.
    – PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA.
    Justifiquem o nosso suor com o pagamento de impostos, e trabalhem para o bem da Nação. Um presidente da câmara não pode trabalhar contra o POVO, e temos a certeza de que pautará estas emergencias, para salvarmos o Brasil.

  7. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Quando esses meliantes que recebem tapas na cara receberão a devida pena por manipular tudo contra o povo do bem ?

  8. Raimundo Evanes Teixeira Filho
    Raimundo Evanes Teixeira Filho

    E o Janones não cometeu nenhuma fake news?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade