Gleisi Hoffmann, presidente do PT, usou o Twitter/X para criticar o aumento da taxa básica de juros no Brasil. A rede social colocou um aviso sobre a mensagem, lembrando que a decisão pela elevação contou com o apoio de Gabriel Galipolo. Trata-se do indicado do presidente Lula para comandar o Banco Central (BC).
Na postagem, Gleisi chamou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de aumentar a taxa de juros de “sabotagem à economia do país” e uma “irresponsabilidade total”. O Copom é um colegiado, e seus membros têm direito o voto — um deles é Galipolo.
A definição pela elevação dos juros foi unânime, ou seja, o ato contou com o apoio do indicado de Lula. O voto favorável de Galipolo está exposto no comunicado do BC sobre o aumento. A mensagem do Twitter/X na postagem de Gleisi deixa claro exatamente todo esse contexto.
O aumento da taxa de juros
A publicação da rede social também contém o link para o texto do banco com os votos dos membros do Copom, bem como o novo valor da taxa de juros. O comitê definiu o aumento de 0,5 ponto porcentual.
Com a decisão, a taxa de juros subiu para 11,25%. Esse é o mesmo patamar estabelecido pelo Copom em janeiro de 2024.
Ele se esquece que com o voto do Galipolo fica cabal que existe uma irresponsabilidade na condução das contas do país.
A bAndinha ignora que o indicado por seu bando para presidir o BC votou pela elevação? E pelo andar da carruagem a coisa só piora diante de tanta irresponsabilidade fiscal.