O Twitter/X voltou a funcionar no Brasil no começo da tarde desta quarta-feira, 9. Os usuários dos principais provedores de internet já conseguem acessar a plataforma. A medida ocorre um dia depois do desbloqueio da rede social, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a notificar as operadoras para desbloquearem o acesso ao Twitter/X na manhã desta quarta-feira. A rede social ficou suspensa por 39 dias, por ordem de Moraes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O Twitter/X pode demorar para voltar a funcionar em todas as operadoras. O sinal da rede social deve ser completamente restabelecido no país apenas no fim de semana.
A demora ocorre principalmente porque o Brasil tem mais de 20 mil provedores de internet. Os fornecedores menores têm mais dificuldade para restabelecer o acesso à rede social. Enquanto isso, as principais operadoras devem liberar o acesso rapidamente.
De acordo com o diretor de tecnologia da empresa de telecomunicações Sage Networks, Thiago Ayub, cada operadora realiza os próprios procedimentos técnicos para atender à medida. A ação pode levar algum tempo, a depender do provedor.
Bloqueio do Twitter/X
Em 30 de agosto, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do Twitter/X no Brasil. A decisão ocorreu depois de o proprietário da rede social, Elon Musk, fechar o escritório no Brasil e demitir a representante legal da empresa no país.
Musk disse que fechou o escritório porque o ministro do STF teria ameaçado prender funcionários da rede social. Antes disso, o empresário já havia se recusado a cumprir decisões judiciais de Moraes.
Leia também: “A verdade apareceu”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 230 da Revista Oeste
O dono do Twitter/X justificou que as ordens do ministro eram ilegais e contrariavam a Constituição do Brasil, que prevê o direito à liberdade de expressão. Moraes havia ordenado o bloqueio de perfis na rede social.
Para o desbloqueio da plataforma, Musk precisou nomear um representante legal da empresa no Brasil, depois de ser intimado por Moraes. Além disso, a plataforma precisou pagar multas no valor de R$ 28,6 milhões.
Boa tarde, Brasil! 🇧🇷
Em protesto a toda injustiça contra o X e nós os usuários, só voltarei a acessar após o impeachment do desgraçado a d m.
Kkkkkk até parece que o ditador de toga tá preocupado com usuários do X.
Olha, claro q o X não tem razão. Mas viver num país onde o dono o responsável pode ser preso sem qquer razão. Aí é complicado. A, não sensação, mas é real q caiu nas mãos do STF e cadeia e multa, sem direito a Contestar.