O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, disse nesta quinta-feira, 8, que um Brasil independente pressupõe uma magistratura independente. A fala foi feita durante um discurso na cerimônia do Congresso Nacional em comemoração ao Bicentenário da Independência. O evento reuniu representantes de outros Poderes como presidentes de Câmara, Senado e Congresso.
“Um Brasil independente pressupõe uma magistratura independente”, disse Fux. “Além disso, também um regime político em que todos os cidadãos gozem de igualdade de chances, usufruam de todas as liberdades constitucionais e os poderes restrinjam o seu exercício em nome do povo e para o povo brasileiro.”
A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara dos Deputados, e, além de Luiz Fux, reuniu diversas autoridades, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Os ex-presidentes da República José Sarney e Michel Temer participam da cerimônia, que teve ainda os presidentes de Portugal, de Cabo Verde e Guiné Bissau. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT), Fernando Collor (PTB-AL) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) não puderam comparecer, mas enviaram mensagem, lidas por Pacheco em plenário.
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) avisou poucos minutos antes do começo do evento que não iria comparecer à cerimônia no Congresso Nacional em comemoração ao bicentenário da Independência.
Já o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, compareceu à cerimônia no Congresso. Ele também não compareceu ao desfile cívico militar em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, na última quarta-feira.
“Um Brasil independente pressupõe uma magistratura independente” independente do que é de quem? “Além disso, também um regime político em que todos os cidadãos gozem de igualdade de chances, usufruam de todas as liberdades constitucionais e os poderes restrinjam o seu exercício em nome do povo e para o povo brasileiro.” Esse pulha está defendendo que quer ter liberdade para restringir direitos constitucionais e ainda diz que é para o bem do povo …que tipo de cretino, beócio e energúmeno diz uma coisa dessa e ainda não é colocado no devido lugar pelos parlamentares ou pela mídia cúmplice?
Quer saber? Apesar desses manés do stf serem apenas monumentais “pé no saco”, estão ficando irrelevantes. Sem comentários…
Tenho a impressão que esse grupelho que hoje habita o STF, sequer vem estudando para se aperfeiçoarem. E não se interessam com o Brasil, pois sequer sabem o que vem ocorrendo por aquí. Falam em constituição sem conhecê-la? O livro foi dado pro Bolsonaro pela Weber na posse, e o desavisado do BOZO não devolveu.
Devolve o livro prá eles seu genocida!
APENAS UMA PALAVRA, VAGABUNDO!!!!!
ELE É MINISTRO DE ONDE? NÃO COMPARECEU ÀS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDENCIA DO BRASIL. E AGORA QUER UMA MAGISTRATURA INDEPENDENTE? ORA, ORA, SENHORES. PARA QUE ELE QUER UMA MAGISTRATURA INDEPENDENTE? PARA INSTALAR UMA DITADURA DA TOGA?
ELE NÃO COMPARECEU À COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDENCIA DO BRASIL.
NEM O PODER JUDICIÁRIO NEM A MAGISTRATURA SÃO ESTADOS OU SOBERANIAS DENTRO DO BRASIL. SOBERANDO E INDEPENDENTE É O BRASIL. MAGISTRADO NÃO TEM INDEPENDENCIA COISA NENHUMA E ESTÁ SUBORDINADO AO CUMPRIMENTO DAS LEIS BRASILEIRAS E DEVE RESPEITAR O PAÍS A QUE SERVE COMO AGENTE PÚBLICO. MAS ESSA FIGURA FALTOU ÀS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDENCIA DO BRASIL E NÃO SE JUSTIFICOU.
DESRESPEITOU O POVO BRASILEIRO. ESSA FIGURA DESRESPEITOU TODOS OS BRASILEIROS AO DEIXAR DE COMPARECER ÀS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDENCIA DO BRASIL. SEQUER DEVERIA SER MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, JÁ QUE PARA SER MINISTRO É PRECISO SER BRASILEIRO E ESSA FIGURA PROVOU QUE NÃO TEM NENHUM RESPEITO PELO BRASIL NEM PELOS BRASILEIROS. ESTÁ INTERESSADO SOMENTE NO SALÁRIO COMO MINISTRO.
PATÉTICO. ESSA FIGURA NÃO TEM CREDIBILIDADE ALGUMA PERANTE OS BRASILEIROS PARA FALAR ISSO. ALIÁS, ELE NÃO GOSTA DO CHEIRO DO POVO E TALVEZ NEM SEJA BRASILEIRO. É SÓ OLHAR O SOBRENOME. NÃO COMPARECEU ÀS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDENCIA DO BRASIL E AGORA VEM COM ESSE LERO-LERO DE FALSO. É UM JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS.
Permito-me complementar a fala do ilustre ministro;
.”………..uma magistratura independente que respeite a constituição “
Sai um idiota e entra outro, no caso, outra.
Não, Excelência. Um país independente pressupõe um povo livre da opressão pelo seu próprio Estado.
Concordo, que se inicie pelo STF esta mudança, primeiro é inadimissivel que um ministro do supremo não seja um Juiz, segundo esta escolha não pode ser feita mais pelo presidente em exercício para justamente não ficarem refém, isto tem que ser feito pelo judiciário por votação e que o mandato seja de no máximo 8 anos, ai se faz novas eleições, e se renova, evitando que seja perpetuo.
A atual formação foi aparelhada pelo PT, dos 11 que lá estão 8 foram eles que colocaram são militantes escolhidos a dedo que hoje fazem o papel de cabos eleitorais aos olhos de todos, e a midia em geral finge demência.
aaaaahhhh JESUIZZ viu…é cada um… E vc ACHA QUEM o “juizes” vão escolher??!!
PENSE!!
pelo amor de deus…as pessoas não pesam um passo à frente..e desancam a falar besteiras…desculpe a rudeza…mas as pessoas precisam pensar antes de falar asneiras.
o PRESIDENTE a gente VOTA..emana do povo…juiz NÃO
Sempre aquela conversinha de “Cerca-Lourenço” cujo ponto de partida é o NADA e o destino LUGAR NENHUM.
O STF poderia dar o exemplo e respeitar as Leis e a Constituição.
Outro nóia. Judiciário independente de que? Da constituição? De seguir conforme as leis? Querem governar, criem vergonha e se candidatem. Esse aí, negociou o cargo com o José dirceu, por mais de seis meses de assédio, como o próprio Zé Dirceu conta, em garantia a liberdade da quadrilha, o que aconteceu. Beijou os pés da mulher do Cabral, para nomear a filha desembargadora no estado. Que independência uma piranha dessas quer????
FUX confunde independência com parcialidade, com perseguição e com ativismo político! Ele acha que um juiz independente pode ser parcial, perseguidor dos contrários e ser ativista político!
Declarações inócuas de um magistrado que marcou gestão por incompetência, corporativismo e cinismo. O Brasil não merece certas figuras públicas que não conhecem seu devido lugar e optam por trabalhar com excrescências políticas que deveriam serem defenestradas da vida pública.
Que tenha uma magistratura independente MAS QUE CUMPRA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E RESPEITE OS OUTROS PODERES E A AUTORIDADE DO PRESIDENTE DA REPUBLICA ELEITO! Faltou Fux dizer o que eu escrevi em caixa alta!
Depois das celebrações mastodônticas de ontem pelos 200 anos da independência juntas com o amplo apoio ao PR, a turma da magistratura está com medo. Sabem q ganhando espetacularmente as eleições como as ruas indicam hoje, Bolsonaro teria um passaporte para de certa forma meter o pé na porta dessa gente. Mas eu divido q ele o faria. A magistratura será corrigida com ações pontuais no próximo ano e tudo dentro da maior legalidade. Basta um palhaço desses q ventem capa preta ser legitimamente retirado, q o resto entra rapidinho nos eixos. Eles se ajudariam muito se parassem de querer ser protagonistas na mídia velha, mergulhassem suas cabeças esbranquiçadas nos processos e encerrassem seu ataque ao poder executivo e seus apoiadores, deixando a política somente aos políticos. Se fizessem isso já, talvez até o careca teria alguma chance de não ser expurgado no ano que vem.
E a quantidade de funcionários a disposição de cada sinistro togado, não justifica a montanha de “processos parados” a espera de “solucoes”.
Mas a preocupação dos mesmos sãos os objetos de ações impetradas pela esquerdalha encabeçada pelo senadorzinho “Randolfelina” que não faz outra coisa a não ser atravancar nosso Presidente com suas falácias e conjecturas hipócritas…
Concordo plenamente, basta punir um e se ajusta tudo.
‘Honra-nos constatar que os brasileiros estão do lado do STF’ (Luiz Fux, 17/12/2021). E agora?
Precisa voltar para a escola primária, independência é uma coisa, parcialidade e militância é outra. Triste judiciário.
Eles tem que parar de “viajar” um pouco e olharem realmente para o que acontece no país. A tal “independência” existe, só que alguém teima em avançar na dos outros!
TODAS AS AUTORIDADES QUE NÃO FORAM ONDE O POVO ESTAVA,COMPARECERAM AO CONGRESSO E FALAM EM DEMOCRACIA SEM POVO,CAÇANDO DEPUTADO EM PLENO MANDATO,INTERFERINDO NA CONSTITUIÇÃO.É O SEMI PRESIDENCIALISMO COMO MEDIADOR O STF.
Ai Fux, avisa pro Xandão que tem que ser independente falou.
Independente só pra um lado, parcial e imunda…não falem merda..
Sendo honesta e justa já ajudará muito. O resto é blá-blá-blá