O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi perseguido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e sofreu injustiça com a decisão que cassou seus direitos políticos por oito anos, tornando-o inelegível.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Valdemar Costa Neto disse que esse tipo de perseguição é que leva a população comum a reagir e eventualmente a hostilizar ministros do TSE, como supostamente aconteceu em Roma com Alexandre de Moraes.
“Bolsonaro é perseguido, lógico. Foi perseguido pelo TSE, foi injustiçado. Ele jamais podia ficar inelegível. Isso o camarada da direita vê. Eles são esclarecidos, gente de opinião”, declarou.
Além da inelegibilidade, o presidente do PL citou situações que ele considera como perseguição ou provação contra Bolsonaro e a direita. Ele lembrou da multa por litigância de má-fé aplicada por Moraes quando o partido questionou a transparência das urnas eletrônicas “O Alexandre de Moraes não me respondeu nada e me deu uma multa de R$ 22,9 milhões. É isso que o pessoal da direita não se conforma. Por isso que atacam ele [Alexandre]. Um partido levar uma multa dessa? E R$ 22,9 milhões, que são dois mais dois, mais nove, que é o número 13, do PT. Que engraçadinho. Eles devem achar muito gozado isso aqui”, declarou.
+ Em carta, presidente do PL reforça: partido é oposição
Outra provocação, segundo ele, foi a data do julgamento de Bolsonaro no TSE. “Aí vão julgar o Bolsonaro, tem tantos dias para escolher do mês, ele escolhe o dia 22 [número do PL]. Isso, o cara do PL, da direita, que fez isso com ele [agrediu Moraes] lá na Itália, acompanha. Esse é o problema. Não somos nós que fazemos campanha contra ele. Ele [o apoiador de Bolsonaro] vê um negócio desse e não se conforma.”
Valdemar, entretanto, condenou o comportamento dos supostos agressores de Moraes é errado. “Acho errado isso. Tem que ter educação e respeito pelos outros, ainda mais por autoridade. Porque, se você não tiver respeito pela autoridade, acaba o país. Eu acho que o TSE está agindo mal com o Bolsonaro por ter deixado ele inelegível. O pessoal da direita acompanha isso. E daí reage.”
O político também disse, na entrevista à Folha, que Bolsonaro não tem esperanças de ser candidato até 2030, mas que o PL estuda recorrer a tribunais internacionais para reaver esse direito. “Para o Bolsonaro, está liquidado o assunto. Ele falou ‘Não adianta, do jeito que estão as coisas, esse pessoal vai me deixar impedido de ser candidato’”, disse. Apesar disso, o PL está “estudando agora outra forma para ver se tem algum órgão internacional” para reverter a decisão do TSE.
Segundo o presidente do PL, caberá a Bolsonaro escolher quem disputará a Presidência pela direita em 2026. “O Tarcísio [governador de São Paulo] é um cara bom, lógico. Você tem também o [Romeu] Zema [governador de Minas Gerais]. É muito bom. Agora precisa ver o que o Bolsonaro vai decidir.”
+ Tarcísio se encontra com Valdemar para tratar da reforma tributária
Sobre Michelle Bolsonaro, Valdemar disse que ela poderá se candidatar ao Senado. “Na minha opinião, sai de senadora, iria bem em Brasília. A Michelle é uma surpresa. Ela está indo muito bem. Onde ela vai, bomba”.
O tse nada mais é que um braço do pt…
O TSE homenageou esquerdistas antes das eleições ( até o deputado comunista Orlando Silva) .Tomaram partido nas eleições…. Autorizou transporte de eleitores ( pro-lula requisitado pelo prerrogativas grupo de advogados inescrupulosos , reduziu o número de urnas no sudeste e aumentou no nordeste , autorizou a apuração antes das eleições terminarem, tudo em benefício do Lula( Bolsonaro estava a frente … Idosos em filas enormes não puderam votar! Históricamente o nordeste sempre teve a maior abstenção. Conseguiram fazer o sudeste terais abstenção que o nordeste( menor abstenção históriica). Manobras maquiavélicas,… Deplorável
A que ponto chegamos. O líder de um partido político procurando tribunais internacionais porque não tem capacidade de resolver seus problemas internamente. Porque ele pensa que outros paises teriam interesse em interferir?
Voces permitiram o monstro chegar ao ponto que chegou, agora sofram as consequências.
Não falou nada de novo….
Esse Valdemar é somente um político profissional que nada acrescenta e tanto o TSE quanto quanto o STF não estão nem para o que ele fala ou deixa de falar.
Vamos aos fatos: o problema número um de Bolsonaro se chama Valdemar Costa Neto.
TSE é um puxadinho do PT, faz parte do sistema .