O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, lançou, durante a edição brasileira da Conferência de Ação Polícia Conservadora (CPAC) em Balneário Camboriú (SC), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como candidato ao Senado nas eleições de 2026. No pleito de daqui dois anos, Os Estados e o Distrito Federal terão direito a duas vagas no Senado. O anúncio do dirigente partidário ocorreu neste sábado, 6.
“Tenho me surpreendido com o trabalho do Eduardo Bolsonaro no país e fora do país”, disse Valdemar, segundo o jornal Folha de S.Paulo. “Estou há 40 anos na política e nunca vi alguém fazendo esse trabalho. Queremos ele candidato a senador em São Paulo. Vai ser o senador mais votado da história do Brasil.”
Valdemar afirmou que a candidatura só não ocorrerá se o ex-presidente da República e atual presidente de honra do PL, Jair Bolsonaro, tiver outros planos para seu filho. “Bolsonaro é quem decide a vida do PL”, disse o dirigente. “Só estamos onde estamos graças ao Bolsonaro.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O agradecimento público de Valdemar a Bolsonaro se dá diante do fato de o PL ter se tornado o partido de maior bancada na Câmara dos Deputados a partir da eleição de 2022. Atualmente, a legenda liberal conta com 92 parlamentares na Casa. O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é a segunda maior força, com 67 deputados.
Desconforto e elogios durante a conferência
O presidente nacional do PL fez seu discurso no início da CPAC para evitar encontro com Bolsonaro, que participaria do evento à tarde. Ambos são investigados por uma suposta trama golpista e não podem ter contato, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Leia mais:
Valdemar reclamou da situação. “Temos esse desconforto que estamos enfrentando”, disse. “Vamos em frente todos e vamos superar, com certeza”. Ele também exaltou o ex-presidente da República, afirmando que “ninguém tem o carisma de Bolsonaro no planeta Terra”.
Valdemar já havia “lançado” Eduardo Bolsonaro ao Senado
Essa não foi, entretanto, a primeira vez que Valdemar Costa Neto falou na possibilidade de Eduardo Bolsonaro ser candidato a senador por São Paulo nas próximas eleições gerais do país. Ele já havia dito isso no início de junho. Para o dirigente partidário, o parlamentar é um “fenômeno” e representa o futuro da direita no Brasil.
Filho “03” do ex-presidente da República, Eduardo Bolsonaro cumpre seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Filiado ao PL desde 2022, ele é um dos responsáveis pela realização da CPAC Brasil.
Leia também: “Na Justiça de hoje, pesam as circunstâncias”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 184 da Revista Oeste