publicidade
Política

Vereadora do Rio nega envolvimento em desvios de verbas de creches

De acordo com a investigação, o grupo criminoso utilizava empresas de fachada para emitir notas fiscais com valores superfaturados

Gigi Castilho vereadora rio de janeiro corrupção desvio de verda
Na manhã desta terça-feira, 4, agentes cumpriram 29 mandados de busca e apreensão | Foto: Reprodução/Instagram/Gigi Castilho

Uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro mira um esquema de desvio de verbas públicas destinadas a creches na zona oeste da capital, tendo como um dos alvos a vereadora Gigi Castilho (Republicanos-RJ).

Na manhã desta terça-feira, 4, agentes cumpriram 29 mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça, em diversos endereços ligados aos suspeitos.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

De acordo com os investigadores, o grupo criminoso utilizava empresas de fachada para emitir notas fiscais com valores superfaturados.

O objetivo era justificar transferências de recursos da Prefeitura do Rio para sete creches conveniadas, mascarando despesas por meio de documentação falsa.

Detalhes do esquema e movimentações milionárias

As apurações revelaram que uma das creches envolvidas no esquema recebeu cerca de R$ 9 milhões em apenas seis meses.

Durante esse período, ocorreram 816 saques em dinheiro, totalizando aproximadamente R$ 1,5 milhão. Para a polícia, tais movimentações não se compatibilizam com a rotina financeira de instituições educacionais legítimas.

Leia também: “Territórios sequestrados”, reportagem de Isabela Jordão e Uliam Grizafis publicada na Edição 294 da Revista Oeste

O inquérito revela ainda que representantes das creches e pessoas ligadas às empresas fantasmas participavam de um sistema de fraudes.

Esses negócios simulavam o fornecimento de produtos e serviços que nunca eram entregues, e as notas falsas eram apresentadas à Secretaria Municipal com o objetivo de liberar e manter o recebimento de recursos públicos.

Posicionamento da vereadora e do partido

Em nota à CNN Brasil, Gigi Castilho afirmou não ter tido acesso ao inquérito nem ao procedimento judicial responsável pelos mandados.

“Com relação à matéria veiculada nos meios de comunicação, informo que trabalhei na Creche Comunitária Deus é Fiel como diretora pedagógica até o mês de março de 2024, não tendo jamais exercido qualquer função de direção financeira, não sendo responsável por contratações de prestadores de serviço, prestações de contas e ou pagamentos, tendo sempre atuado na área de gerenciamento pedagógico da instituição”, declarou a vereadora.

O diretório do Republicanos no Rio de Janeiro informou que não se manifesta sobre investigações em curso.

Gigi Castilho, cujo nome completo é Girlandia dos Santos Graciano, tem 51 anos, é pedagoga e exerce seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Ela afirma ter capacitado mais de 20 mil mulheres para o mercado de trabalho.

Leia mais:

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    Depois que deixaram de ser situação ,e viraram oposição ,estão sendo “caçados” a justiça está a serviço da extrema esquerda.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade